Revalida 2021: prazo para entrar com recurso contra gabarito termina hoje

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 têm até as 23h59 desta segunda-feira (13) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar divulgado na última terça, dia 7 de setembro.

Também é possível contestar o padrão de resposta esperada para a prova discursiva. De acordo com o Inep, os recursos devem ser enviados por meio do Sistema Revalida.

A banca corretora do exame deve avaliar cada um dos pedidos. No entanto, nesta fase, o Inep não irá responder a cada recurso individualmente. De acordo com o cronograma do Revalida 2021, o órgão deve publicar os gabaritos definitivos em 26 de outubro.

Também no dia 26 de outubro, o Inep irá divulgar os resultados das provas objetivas e discursivas. Os recursos serão recebidos até o dia 1º de novembro.

O resultado final da 1ª etapa do exame está previsto para o dia 19 de novembro, após a análise dos recursos. Os candidatos aprovados na 1ª fase poderão realizar a 2ª fase, que conta com a prova prática de habilidades clínicas.

Sobre a 1ª fase do Revalida 2021

O Revalida é um exame obrigatório para todos os médicos que cursaram medicina fora do Brasil e desejam exercer a profissão no país, de acordo com a Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011.

O Inep aplicou as provas da 1ª fase do Revalida 2021 no dia 5 de setembro. Em conformidade com o edital, os candidatos responderam a duas provas, uma objetiva (P1) e outra discursiva (P2). A prova objetiva contou com 100 questões de múltipla escolha, enquanto a discursiva foi composta por 5 questões.

Segundo a autarquia do MEC, dos 13.744 inscritos, 11.846 médicos fizeram as provas. Portanto, a primeira etapa contou com 86,2% de presentes. A aplicação aconteceu em 8 capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Pism 2022: UFJF oferta mais de 2.300 vagas em cursos de graduação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.