Reta final do Enem: Como fazer um intensivo de estudos?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 se aproxima. Desse modo, os candidatos que estão se preparando para o exame já entraram na reta final dos estudos. Nesse momento, é comum que os estudantes fiquem mais ansiosos.

Os candidatos nem sempre conseguem dar conta de todo o conteúdo programático. Como estamos em um ano atípico por conta da crise sanitária da covid-19, a situação é ainda mais delicada. Por isso, manter o equilíbrio e ter uma estratégia para estudar na reta final pode ajudar muito.

Nesse momento, estudar novos assuntos pode não ser a melhor ideia, já que faltam menos de 3 meses para o exame. Nesse sentido, o mais adequado é optar por fazer um intensivo de estudos.

Como preparar um intensivo de estudos para o Enem?

Primeiramente, é preciso ter em mente que a criação de um plano de estudos para ser desenvolvido a longo prazo é diferente do planejamento de um “intensivão”. Enquanto o plano de estudos deve contemplar todo o conteúdo programático do exame, o plano intensivo prioriza as matérias mais importantes para o Enem.

Desse modo, organize seu tempo de acordo com essas matérias, intercalando momentos de revisão e momentos para responder exercícios. Se você sentir que precisa melhorar em uma matéria específica, dedique um pouco mais de tempo a ela.

Além disso, tenha foco na disciplina de Português, pois o seu conhecimento de língua portuguesa não é avaliado somente nas questões de Linguagens ou na prova de redação. Sabemos que as questões do Enem contam com longos enunciados e/ou longos textos de apoio, então você precisa estar preparado para a interpretação de texto.

Outro ponto que merece atenção na sua divisão de tempo do intensivo de estudos é a redação. A prova de redação vale até 1000 pontos e a nota obtida nessa prova tem peso relevante na conquista de uma vaga em uma universidade. Então, intensifique sua produção de textos e revise as cinco competências exigidas na prova de redação.

Por fim, mesmo no intensivo de estudos, lembre de separar alguns minutinhos para uma pausa de descanso. Meses muito intensos de estudo, sem pausa para o descanso, o lazer e para cuidados com a saúde, podem acarretar em um quadro de estafa. Então, encontre um tempo também para dormir, descansar e se alimentar bem.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Leia ainda O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.