Resumo: os quatro períodos da Filosofia

Confira!

Os quatro períodos da Filosofia: confira quais são eles

O termo “filosofia” é usado para determinar a uma área do conhecimento que surgiu no século VII a.C..

Os períodos da filosofia são abordados com frequência pelas principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os períodos da filosofia. Vamos conferir!

Os quatro períodos da Filosofia: introdução

Como foi mencionado, a filosofia antiga começou por no século VII a.C., nas praças de cidades da atual Grécia.

Nesse período, a filosofia surge como uma forma de tentar explicar o mundo e os seus fenômenos, que já não podiam mais ser entendidos somente pelos mitos gregos. Posteriormente, a filosofia se desenvolveria e abrangeria diversos outros temas e regiões geográficas.

Devemos saber que a filosofia se divide em quatro períodos distintos. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.

Filosofia Antiga: primeiro período

A filosofia antiga surgiu, como mencionado, no século VII a.C., com o objetivo de agir como uma ferramenta de compreensão do mundo por meio da razão.

Durante esse período, os pensadores buscaram compreender alguns dos principais fenômenos da vida humana por meio da razão, deixando de lado os mitos, que haviam sido usados como fontes de conhecimento até então.

Filosofia Medieval: segundo período

O segundo período da história da filosofia aconteceu durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. Durante essa fase, ocorreu uma forte busca pela união da razão, ferramenta básica da filosofia, e os dogmas da Igreja Católica.

A filosofia medieval foi fortemente influenciada por muitos pensadores da filosofia antiga.

Filosofia Moderna: terceiro período

O termo “filosofia moderna” é utilizado para definir o terceiro período da história da filosofia, que aconteceu entre os séculos XV e XVIII.

Durante o período, a razão foi colocada como principal fonte de conhecimento. Ainda, a experimentação também ganhou muito espaço como instrumento dos pensadores.

Filosofia Contemporânea: quarto período

A chamada “filosofia contemporânea” caracteriza o quarto período da história da filosofia e aconteceu entre os séculos XVIII e XX.

Dentre os principais pensadores da época, podemos destacar Friedrich Nietzsche e Auguste Comte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.