Português para Concursos: resumo de Morfologia

Aquilo que você precisa saber!

Morfologia: aquilo que você precisa saber para as suas provas

O termo “morfologia” é utilizado para definir um importante e amplo assunto dentro da gramática. Dessa forma, não é de se surpreender que o tem apareça com frequência dentro de questões de português, especialmente nos ENEM e nos variados concursos públicas.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre morfologia. Vamos conferir!

Morfologia: introdução

A morfologia é o ramo da gramática que é responsável por estudar a classificação e a formação de palavras.

Dessa maneira, a morfologia abrange diversos temas de grande importância, como as classes de palavras, a origem de uma palavra e as diferentes formas de flexão.

Devemos nos lembrar de que algumas das classes de palavras estudadas pela morfologia são variáveis. Dentre eles, podemos citar os verbos, os adjetivos, os numerais, os pronomes e os artigos.

Morfologia: formação das palavras

Dentre os tantos objetos de estudo da morfologia, destacam-se os processos de formação das palavras.

Uma palavra pode ser formada a partir de uma série de processos gramaticais dentro da língua portuguesa.

Dentre eles, podemos citar, por exemplo, a aglutinação. Por meio desse processo, uma palavra é formada a partir da junção de outras duas. Devemos destacar que a aglutinação é caracterizada pela perda de fonemas.

Vamos conferir um exemplo:

Aguardente (formado pela junção das palavras água e ardente. Note que ocorre a perda de fonemas durante o processo de junção das duas palavras ).

Uma nova palavra pode ser formada também pelo processo de justaposição, caracterizado pela junção de duas palavras já existentes para formar uma nova. Lembre-se de que a justaposição acontece, ao contrário da aglutinação, sem a perda de fonemas.

Vamos conferir, a seguir, um exemplo:

Beija-flor (palavra formada a partir da junção de “beija” e de “flor”. Note que não ocorre a perda de nenhum fonema).

Por fim, podemos destacar também o hibridismo. Esse processo é caracterizado pela junção de palavras de línguas diferentes, que acabam formando uma palavra da língua portuguesa.

Exemplo:

Alcoômetro (nesse caso, “álcool” é uma palavra que possui a sua origem na língua árabe e “metro” é uma palavra de origem grega).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.