História da arte: o que foi o Surrealismo?

Aquilo que você precisa saber sobre o assunto

Surrealismo: esse movimento pode ser cobrado em questões do ENEM

O termo “surrealismo” é usado para definir um movimento artístico e literário que surgiu na França na década de 1920,

O tema é abordado com frequência por questões de história da arte, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o surrealismo. Vamos conferir!

O que foi o Surrealismo?

O Surrealismo surgiu na década de 1920 e fez parte das Vanguardas Europeias. Dentre os principais artistas do movimento, podemos citar: André Breton, Salvador Dalí, Max Ernst, René Crevel e Man Ray.

O movimento surge quando o escritor francês André Breton publicou, em 1924, o Manifesto Surrealista. Nele, eram apresentados os princípios do novo movimento, como a ausência de lógica e o uso de uma realidade paralela como parâmetro.

Contexto

As Vanguardas Europeias surgiram entre as duas Guerras Mundiais, um período em que predominava muita incerteza, tensões, desequilíbrio e contradições. Nesse cenário, surgiram diversos movimentos artísticos que queriam descobrir uma nova interpretação e uma nova expressão para a realidade.

O surrealismo surgiu a partir de outro movimento da época, o dadaísmo. O escritor Breton rompeu com os dadaístas e decidiu criar um novo movimento com características novas.

Principais aspectos do Surrealismo

O Surrealismo surgiu como uma reação ao racionalismo predominante na sociedade e na academia francesa da época. Dessa maneira, os artistas do movimento exaltam a valorização da fantasia, a exaltação dos sonhos e o distanciamento da razão.

Diversão são as características dessa corrente artística. Dentre os principais aspectos do Surrealismo, podemos citar:

  • Valorização do inconsciente
  • Valorização do subjetivo
  • O uso de cenas irreais
  • Forte influência das teorias da psicanálise
  • Valorização do subconsciente
  • Presença dos sonhos
  • Valorização do maravilhoso
  • Imagens fantásticas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.