História da arte do ENEM: descubra quais os tópicos cobrados

Confira!

História da arte do ENEM: o que pode ser cobrado?

Questões que abordam tópicos da disciplina de história da arte, também conhecida simplesmente como arte, fazem parte da prova de Linguagens e Códigos do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Segundo o edital da prova, o candidato deve dominar os principais movimentos artísticos da história e de relacionar uma determinada obra ao seu devido contexto histórico, social e político.

Porém, diversos temas podem ser cobrados dentro dessas questões. Para que você consiga direcionar os seus estudos e se preparar melhor, o artigo de hoje separou um resumo com os tópicos cobrados com maior frequência dentro da matéria. Vamos conferir!

Xilogravuras

Em relação ao Brasil, a prova do ENEM aborda com frequência a produção de xilogravuras, típica do Nordeste brasileiro.

Você deve saber que a xilogravura é produzida a partir de uma técnica de gravura que utiliza madeira para realizar a reprodução da imagem gravada sobre o papel. Elas são importantes, por exemplo, para a literatura de cordel, uma vez que os cordéis são produzidos com capas de xilogravuras.

Arte Moderna

A arte moderna é um dos tópicos que aparecem na prova de história da arte ENEM. Esse tipo de arte foi muito importante para a história da arte brasileira, especialmente devido ao acontecimento da Semana de Arte Moderna, em 1922. Fique atento aos principais nomes e obras que marcaram presença nesse evento.

Arte Contemporânea

A chamada “arte contemporânea”, produzida com o objetivo de romper com os padrões tradicionais da academia, é muito abordada pela prova do ENEM.

Dentro desse tema, o ENEM costuma abordar tópicos diversos. Um exemplo é  a perfomance, ou seja, o tipo de arte que utiliza diversos elementos para compor uma obra, como o corpo humano, objetos e a dança. Ainda, as instalações, criação de um ambiente artístico, também podem ser cobradas pela prova.

Produções artísticas como o hip hop, o grafite e a body art também são cobradas com frequência pelas questões de artes do exame.

Vanguardas Europeias

Por fim, questões sobre as chamadas “vanguardas europeias, movimentos artísticos do século XX, são abordadas pelo ENEM. Existem seis vanguardas: fauvismo, expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo e dadaísmo. Procure dominar as principais características de cada uma delas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.