Restituição com valor ACIMA do esperado; entenda quando isso é possível!

Muitos brasileiros têm aguardado o recebimento da Restituição do Imposto de Renda, tendo em vista que esse valor é muito importante para muita gente. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o valor pago, à medida que os meses vão passando, tende a ser maior, devido ao acréscimo de juros que é feito sobre o pagamento pendente.

Quer entender mais sobre esse cálculo? Então acompanhe este texto e tire as suas dúvidas.

Restituição com valor acima do esperado? Saiba mais sobre o cálculo

Ao longo do ano, muita gente acaba desejando que o pagamento da restituição do Imposto de Renda seja feito o quanto antes. Todavia, a verdade é que quanto mais tarde o valor é transferido para a conta do contribuinte, mais ele pode render.

Atualmente, o rendimento pode ser um pouco acima de 1% ao mês, considerando a taxa Selic que, nos dias atuais, está em 13,75% ao ano. Isso significa que, todos os meses, o dinheiro que deveria ser pago da restituição do Imposto de Renda estará rendendo antes de ser transferido para o contribuinte.

Para você ter uma ideia, se você sabe que o pagamento da sua restituição é de R$ 1 mil, ao passar um mês você terá direito a receber um pouco mais de R$ 1.010, devido ao rendimento que ocorre por conta da taxa Selic.

É válido destacarmos que esse tipo de “aumento” no valor é comum e esperado para esse tipo de pagamento. Afinal, teoricamente, o dinheiro do contribuinte fica “parado” sem poder ser sacado, logo, nada mais justo do que esse valor render, não é mesmo?

Além disso, esse cálculo é levado em consideração para todos os contribuintes que recebem a partir do segundo lote da restituição, sem nenhum tipo de exceção ou distinção.

A única coisa que altera, de um contribuinte para o outro, é com relação ao tempo de espera para o pagamento da restituição. Quanto mais tempo passa, mais o dinheiro renderá.

Restituição com valor ACIMA do esperado? Entenda quando isso é possível!
Restituição com valor ACIMA do esperado? Entenda quando isso é possível! Foto: Reprodução.

Como saber se vou receber no terceiro lote da restituição?

Agora que você já sabe que é possível e totalmente justo receber um valor um pouco maior do que o esperado para a restituição do Imposto de Renda, pode ser que surja outra dúvida: afinal, como saber se eu vou realmente receber nesse lote?

Na realidade, é bem simples fazer essa consulta diretamente no site da Receita Federal. No entanto, é importante destacarmos que só haverá a divulgação de quem receberá no mês de julho a partir do dia 24 deste mês.

Antes disso, não será possível fazer essa consulta para averiguar se você já entra nos pagamentos deste lote. Para fazer a sua consulta a partir da data que citamos, é necessário acessar o site e preencher com as suas informações pessoais, como:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Ano da declaração – no caso, 2023.

Depois é só aguardar as informações serem carregadas na tela e conferir se você terá direito a receber a sua restituição do imposto ainda este mês e, claro, com a correção de juros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.