RESTITUIÇÃO BLOQUEADA DO IMPOSTO DE RENDA assusta brasileiros de todo o país

Infelizmente, a verdade é que milhares de brasileiros estão se queixando da restituição bloqueada do Imposto de Renda. Afinal, por que isso acontece? O que fazer nesse tipo de situação? Neste texto, reunimos algumas informações que podem ajudá-lo a lidar com isso da melhor forma. Acompanhe e saiba mais!

Restituição bloqueada do Imposto de Renda? Entenda melhor esse caso!

Todos os anos, milhares de brasileiros aguardam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda que foi retido na fonte. Porém, em algumas situações e por diversos motivos, a Receita Federal pode acabar bloqueando essa restituição. Por exemplo, se os dados bancários informados forem incorretos, o pagamento não acontecerá por motivos simples: não há como a Receita Federal fazer o pagamento.

Além disso, é muito importante ter a consciência de que nem sempre as pessoas têm direito à restituição. Ela só é paga quando o cidadão acaba pagando mais Imposto de Renda do que realmente deveria. Portanto, pode ser que você creia que a sua restituição foi bloqueada quando, na realidade, não tinha direito de recebê-la este ano.

Outro ponto que devemos considerar é que, às vezes, o pagamento apenas não aconteceu no primeiro lote da restituição. O que isso significa? Significa que pode ser que você receba o pagamento em outro momento, pois ainda há mais quatro lotes de pagamento. Logo, pode ser que seja necessário apenas aguardar uma nova “leva”.

Por fim, pode ser que o cidadão tenha preenchido a Declaração do Imposto de Renda de forma equivocada, e o Fisco talvez tenha detectado alguma informação incorreta. Porém, calma! Saiba que é possível retificar a sua Declaração para garantir que tudo esteja dentro dos conformes e evitar complicações com o Fisco. Inclusive, temos um conteúdo feito especialmente para ajudá-lo nesses casos: Precisa retificar o Imposto de Renda? Saiba como corrigir erros!

Como é possível resolver o problema do bloqueio?

Como vimos anteriormente, são muitos os fatores que podem estar afetando o recebimento da sua Restituição. Por isso, para resolver o problema relacionado ao bloqueio, é muito importante que, antes de qualquer coisa, você consiga detectar qual é o problema que tem impedido o pagamento. Apenas depois desse diagnóstico é que se torna possível tomar alguma decisão.

Para descobrir o “erro”, entre no portal e-CAC, clique em “Processamento”, depois em “Resolver Pendências” e analise o que pode ter ocorrido. Depois de descobrir a pendência, veja algumas considerações que podem ajudá-lo:

  • Em casos de preenchimento equivocado da declaração: Nessa situação, será necessário corrigir a sua Declaração fazendo uma retificadora, como mencionamos anteriormente. Lembrando que ao retificar o erro, você irá para o “fim da fila” de recebimento da restituição.
  • Em casos de dados bancários incorretos: Nesse caso, você precisará, simplesmente, fazer a alteração do dado cadastrado na sua Declaração. Lembre-se, ainda, que você só pode usar uma conta no seu nome para receber a restituição, ok? Portanto, contas de terceiros não irão funcionar.

Siga essas orientações para encontrar o erro do bloqueio e assim regularizar a situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.