O que fazer para repor o colágeno?
Entenda o que fazer para repor o colágeno de uma maneira eficiente e assim garantir que a sua pele seja mais firme, saudável, bonita e com menos aspectos de envelhecimento precoce.
O que provoca a perda de colágeno?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender como funciona a perda de colágeno para, dessa maneira, sabermos praticar a reposição de um modo mais eficiente.
O colágeno é considerado uma das proteínas mais importantes do nosso organismo, pois está atrelado à integridade e a estrutura de diversos tecidos, órgãos e até mesmo com à força e a densidade dos ossos. Para se ter uma ideia, o colágeno representa 25% da quantidade de proteínas presentes no organismo.
Porém, o problema começa com o avançar da idade e os hábitos ruins, que fazem com que a partir dos 30 anos nós percamos cerca de 1% dessa proteína, a cada ano.
Por isso, investir em mudanças de hábitos e uma alimentação que reponha o colágeno é essencial para garantir o aspecto jovem da pele e a saúde do organismo como um todo.
O que fazer para repor o colágeno?
Mudanças na alimentação, na prática de exercícios e o consumo de suplementos podem ajudar a repor o colágeno de uma forma muito interessante. Entenda com mais detalhes:
1- Alimentos essenciais para repor o colágeno
Assim como acontece com todas as proteínas, a estrutura do colágeno é formada a partir de aminoácidos, mais especificamente, pelos aminoácidos lisina, glicina e prolina.
Além disso, a vitamina C também é indispensável para a síntese de colágeno, além dos conhecidos antioxidantes. O cobre, zinco e silício também entram para a lista de nutrientes essenciais para a formação de colágeno.
Por isso, investir em alimentos ricos nesses nutrientes e vitaminas é o primeiro passo para repor o colágeno. Para isso, inclua em sua dieta:
- Peixes, como salmão e atum;
- Gelatinas;
- Leite e derivados;
- Óleo de peixe;
- Frutas ácidas;
- Entre outras possibilidades.
2- Prática de exercícios
A alimentação, por si só, não será capaz de repor o colágeno de uma forma eficiente. Mas sim, é preciso garantir uma melhor oxigenação das células, além de aumentar a circulação sanguínea. Desse modo, a prática de exercícios é indispensável para a saúde e para a síntese de colágeno.
3- Hábitos saudáveis de maneira geral
Os hábitos saudáveis, de uma maneira geral, também precisam fazer parte da sua rotina. Dentre eles, uma boa noite de sono; a diminuição de consumo de álcool; o não consumo de tabaco; exercícios regulares; práticas que aumentam a imunidade, como os cuidados com a saúde mental; entre outros fatores.
4- Consuma suplementos de colágeno
Por fim, para repor o colágeno de uma maneira mais rápida, você também pode apostar nos suplementos encontrados em farmácia.
Entretanto, o consumo deverá ser prescrito pelo seu médico ou nutricionista, para que assim os resultados sejam ainda mais efetivos.
E lembre-se: apenas o suplemento não será capaz de melhorar a aparência da pele e dos tecidos, é preciso incluir os outros hábitos saudáveis que citamos para que você possa ter verdadeiramente bons resultados.