RENOVAÇÃO DE CNH com novo prazo deixa brasileiros assustados - Notícias Concursos

RENOVAÇÃO DE CNH com novo prazo deixa brasileiros assustados

Motoristas devem ficar de olho no CBT

Uma das grandes preocupações dos motoristas de todo o país está relacionada à renovação da CNH. Todavia, o vencimento da carteira de habilitação pode trazer algumas dúvidas e dificuldades para quem não sabe como renovar o documento, que é indispensável para que se possa dirigir pelas rodovias brasileiras.

Analogamente, os condutores de veículos automotores estão se questionando quando serão obrigados a regularizar novamente a sua CNH. Isso se deve ao fato de que há dúvidas sobre um projeto de lei. Ele estabeleceu a carteira de motorista como um documento sem uma validade pré-determinada, que não precisa ser renovado.

Desse modo, os motoristas precisam ficar atentos e buscar por mais informações, já que dirigir com uma CNH vencida é uma infração gravíssima, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) atual. Vale ressaltar que o CTB sofreu várias alterações nos últimos anos, e, portanto, muitas pessoas não sabem das mudanças.

De todo modo, convém lembrar que os motoristas que insistirem em dirigir seus veículos com um documento vencido, podem levar uma multa cara. Eles podem perder diversos pontos na carteira e em alguns casos, ver seu carro ser recolhido pelo Detran. Portanto, a data do vencimento da CNH deve ser conhecida por todos.

Quem pode tirar a CNH

Antes de tratar da renovação da CNH, é interessante falar como o brasileiro pode tirar sua carteira de motorista. No momento atual, de acordo com um levantamento do Denatran do ano passado, cerca de 78 milhões de cidadãos de todo o país possuem autorização para dirigir seus veículos no território nacional.

Para tirar a carteira de habilitação é importante ficar atento à algumas regras, para saber se é possível ou não ter o documento em mãos. Em síntese, é preciso ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, ter uma carteira de identidade, possuir um CPF. Além disso, é necessário realizar todas as aulas teóricas e práticas, e fazer a prova de habilitação.

Vencimento da carteira de motorista

O motorista deve considerar a necessidade de renovar a sua CNH até 30 dias após o seu vencimento. Vale ressaltar que, em virtude da pandemia da covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou o prazo de renovação da carteira de motorista, evitando aglomerações no Detran.

Dessa maneira, os motoristas que tiveram sua CNH vencida entre os meses de março de 2020 e dezembro de 2022, obtiveram um tempo a mais para renovar seu documento. Em suma, o Contran, na época, estabeleceu um calendário específico, com as datas dispostas diferenciadas para cada estado da federação.

Podemos citar como exemplo, o estado de São Paulo. Os motoristas que possuem uma CNH que venceu em dezembro de 2022 podem renovar a carteira de motorista até o dia 31 de agosto de 2023. Entretanto, a medida do Contran perdeu sua validade em janeiro deste ano, retornando ao prazo de 30 dias.

Projeto de Lei sobre o vencimento da CNH

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, aprovou na última sexta-feira (26/05) o Projeto de Lei (PL) 2496/22, de autoria do deputado José Nelto (PP). Aliás, ele estabelece uma alteração relacionada ao prazo de vencimento da carteira de motorista. Em suma, espera-se que outras comissões da casa analisem o texto.

O objetivo do PL é aumentar o prazo para os motoristas renovarem a sua CNH, passando para 60 dias, ao invés dos 30 atuais. Dessa forma, os condutores terão um maior período para cumprirem com suas obrigações. Eles devem estar de acordo com o CBT, regularizando o documento que permite a eles dirigir pelo país.

José Nelto diz que o projeto de lei irá beneficiar motoristas de menor renda, visto que eles acabam tendo que despender um grande valor, capaz de comprometer seu orçamento mensal. Deve-se observar que em algumas situações é possível gastar até dois salários mínimos (R$ 2.640) com a renovação da carteira de motorista.

O deputado federal afirma ainda que “faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental. Uma simples renovação não deve virar uma multa ou até uma apreensão”. Em conclusão, se houver a aprovação do PL, os condutores de veículos automotivos terão um prazo ampliado para renovar sua CNH.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.