Relatório Focus do BC: acompanhamento dos índices IPCA, IGP-M, Taxa de Câmbio e Taxa Selic

Entenda como funciona o Relatório Focus do BC que acompanha os índices IPCA, IGP-M, Taxa de Câmbio e Taxa Selic. Saiba mais!

Entenda o Relatório Focus do BC

O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação, conforme informações do Banco Central do Brasil.

Sendo assim, esse relatório é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC. 

O que é o ranking Top 5 da Pesquisa Focus?

Conforme informações do BC, para incentivar o aprimoramento da capacidade preditiva dos participantes da pesquisa e reconhecer seu esforço analítico, o próprio BC elabora o ranking Top 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazos.

Sendo assim, as projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de, em alguns casos, empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

Mensalmente, são divulgados rankings Top 5 de curto e médio prazos. No ranking de curto prazo, avalia-se a precisão das projeções com defasagem de cerca de um mês em relação à publicação do indicador analisado nos últimos 6 meses.

 Ranking de médio prazo 

Já o ranking de médio prazo considera a precisão média das projeções de três períodos consecutivos de 4 meses em relação aos resultados efetivos de três meses – o mês de referência e os dois meses que o antecedem;

Os rankings anuais de curto e médio prazos avaliam a consistência das instituições nos respectivos rankings mensais de curto e médio prazos;

Os rankings anuais de longo prazo (ano corrente e ano seguinte) são divulgados em janeiro de cada ano e consideram a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual publicado no ano subsequente ou no segundo ano à frente.

Rankings móveis mensais e anuais

Os rankings móveis mensais consideram a precisão das projeções para a variação acumulada do IPCA nos próximos 12 meses ou nos 12 meses encerrados no 24º mês à frente.

As medianas das variáveis projetadas pelas cinco instituições que mais acertam (as Top 5) são divulgadas nas séries históricas para os rankings mensais de curto e médio prazos e para o ranking anual de longo prazo (ano corrente).

Você pode acompanhar os relatórios dos últimos ano site oficial do BCB. Esse acompanhamento traz informações importantes sobre os índices IPCA, IGP-M, Taxa de Câmbio e Taxa Selic.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.