Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica: análise questões vestibular

Confira!

Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica: como cai no vestibular?

A denominada “história antiga” é composta por uma série de eventos, sociedades e, sobretudo, civilizações de extrema importância. Dentre essas últimas, podemos destacar aquelas da Antiguidade Oriental e da Grécia e Roma Antiga (que compõem a Antiguidade Clássica).

Todos nós sabemos que esses assuntos são muito abordados por questões de história geral dentro dos principais vestibulares do país.

Assim, para que você se prepare melhor, o artigo de hoje vai analisar duas questões complexas de vestibulares sobre a Antiguidade Oriental e a Antiguidade Clássica. Confira!

Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica: análise questão 1

(UEPG – 2018) Forma de relação de trabalho existente desde a antiguidade, o regime de escravidão foi utilizado de diferentes maneiras ao longo da história. A respeito desse tema, assinale o que for correto:

  • 01) Conjunto de leis que regia as práticas sociais da civilização babilônica, o código de Hamurábi tratava da relação entre senhores e escravos definindo direitos e obrigações entre ambos.
  • 02) Gregos, romanos, assírios, hebreus e egípcios são alguns dos povos da antiguidade que se valeram do trabalho escravo. No entanto, não há uniformidade, as regras e usos da escravidão foram diversas entre eles.
  • 04) Em Atenas, na Grécia, foi comum o uso de escravos em atividades artesanais, policiais e pedagógicas (como professores). Existem, até mesmo, casos de escravos atenienses que trabalhavam autonomamente e geravam sua própria renda.
  • 08) Apesar de existir escravidão no Egito antigo, ela foi uma prática tardia. Não existem registros sobre escravidão na fase de unificação do Estado egípcio. Na fase em que as aldeias (nomos) se digladiavam pela centralização do poder ainda não existiam práticas escravistas.
  • 16) No caso romano, a rebelião de escravos liderada por Espártaco levou a uma mudança na legislação. Temendo novos e maiores levantes, o Estado proibiu os senhores de castigar seus escravos até a morte e, caso o fizessem, poderiam ser julgados por assassinato.

Análise:

A questão aborda uma série de temas da história antiga. As alternativas 01, 02, 04 e 16 estão corretas.

A alternativa 08, porém, está equivocada. Isso porque, a prática da escravidão existe desde os primórdios da civilização egípcia, não se comportando como uma prática tardia.

Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica: análise questão 2

(UEFS- 2018) Uma opinião aceita amplamente é a de que os gregos receberam o alfabeto dos povos fenícios. O nosso próprio alfabeto é derivado do alfabeto grego. Os intermediários foram os etruscos, cuja escrita foi transmitida aos romanos.

O excerto explicita a existência de:

  • A) igualdades culturais, linguísticas e políticas entre as sociedades das antiguidades Oriental e Clássica.
  • B) desenvolvimentos paralelos e independentes dos povos mesopotâmicos, semitas, africanos e greco-romanos.
  • C) encontros intercivilizacionais e políticos decorrentes da formação do antigo Império Egípcio na Europa e na Ásia.
  • D) diálogos e trocas culturais transcorridos na região do Mar Mediterrâneo na Antiguidade.
  • E) vínculos necessários entre difusão de regimes democráticos e formação cultural dos cidadãos.

Análise:

A questão do vestibular da UEFS aborda importantes aspectos de povos variados da Antiguidade, tanto a Oriental como a Clássica.

A alternativa correta é a D, uma vez que o texto trazido pela questão aborda as interações realizadas entre diversos povos que habitaram na região do Mar Mediterrâneo, como os gregos, romanos, fenícios, etruscos e os babilônicos.

Essas trocas, que ocorreram de uma série de maneiras diferentes, originaram uma grande mistura linguística, o que explicaria a relação entre os alfabetos dos povos mencionados.

Dica: quando os fenícios forem mencionados em uma questão, procure alternativas que abordem a relação dos mesmos com o mar. Isso porque, a principal atividade realizada por esse povo era o comércio marítimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.