Reino de Cuxe: Entenda o que é para estudar 

O Reino de Cuxe, conhecido também como Antiga Núbia, foi um reino africano da Antiguidade que durou entre 2.000 a.C. e 350 d.C. 

A saber, ele começou na região sudeste da África, nos planaltos da Núbia, onde hoje em dia fica localizado o Sudão. Além disso, a capital do Reino de Cuxe ficava na cidade de Napata. 

Muitos historiadores consideram o Reino de Cuxe um dos mais importantes da antiguidade africana. Ademais, a título de curiosidade a palavra “Kush” era o nome que os egípcios davam para a Núbia. 

Se você está se preparando para o Enem e demais avaliações de vestibulares, conhecer sobre o Reino de Cuxe pode ser um diferencial, por isso acompanhe o post e fique por dentro. 

Principais características do Reino de Cuxe 

O Reino de Cuxe, assim como vários reinos históricos, mantinha o poder concentrado nas mãos de um rei. Assim como os egípcios, eles eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. 

Os deuses cuchitas eram seres humanos e animais misturados, ou seja, antropozoomórficos. Ademais, eles acreditavam na vida após a morte. Além disso, os mortos eram enterrados em tumbas em forma de pirâmides, sobretudo os reis e sacerdotes. 

O povo cuchita teve grande influência política dos egípcios, principalmente por conta da dominação militar, contudo, desenvolveram uma ampla cultura própria. 

No fim do século XX a.C. o Império Egípcio encontrava-se enfraquecido, por isso o Reino de Cuxe conseguiu autonomia política. Já em 747 a.C. o rei Pianjy domina o Alto Egito, promovendo a XXV Dinastia Egípcia. 

Além disso, um pouco mais tarde em 715 a.C. O faraó Cuchita Shabako consegue unificar o Egito, colocando sua dinastia para comandar o reino. 

A saber, o domínio cuchita sobre o Egito durou até 654 a.C. quando a região acabou sendo dominada pelos Assírios. 

Todavia, no final do século VI a.C. a capital do Reino de Cuxe foi transferida para Meroe, na região do sul da Núbia. 

Além do mais, economicamente o Reino de Cuxe tinha como base a agricultura desenvolvida às margens do rio Nilo e o comércio, entre eles o marítimo na região do Mar Vermelho. 

Ademais, o artesanato era desenvolvido com a criação de objetos de ouro, marfim e ébano. Também tinham as técnicas de fundição de ferro. 

Por fim, a arquitetura do Reino de Cuxe possuía palácios, pirâmides e templos, devido a grande influência dos egípcios. Além disso, a maior parte das cidades ficavam às margens do rio Nilo. 

Fim do Reino de Cuxe

Estima-se que por volta do século III, o Reino de Cuxe passou por uma enorme crise, corroborando para o enfraquecimento e influência na sua região. 

A falta de recursos minerais e a concorrência comercial no Mar Vermelho enfraqueceram fortemente a economia do reino. 

Por isso, em 350, o Reino de Cuxe acabou sendo dominado pelo Império de Axum, localizado hoje onde fica a Etiópia. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Crise do Feudalismo: 5 fatos importantes para estudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.