Quino: Obra e biografia do cartunista argentino

Nascido em 1932, Joaquim Salvador Lavado recebeu ainda na infância o apelido de Quino, como ficou conhecido mundialmente. Quino foi um cartunista e humorista argentino que alcançou um público enorme por meio de suas famosas tiras do personagem Mafalda.

Filho de imigrantes espanhóis, Quino começou a se interessar pelo desenho aos três anos, inspirado pelo tio desenhista. Desse modo, ao concluir a escola primária, Quino foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza, na Argentina. Posteriormente, ele começou um curso na Faculdade de Belas Artes. No entanto, após a morte do seu pai em 1948, Quino resolveu deixar a faculdade e passa a se dedicar ao desenho de quadrinhos e de humor gráfico. 

Obras e carreira

A primeira venda de desenho do cartunista foi para uma loja de seda. Em 1950, Quino estabeleceu residência em Buenos Aires e, após várias tentativas frustradas, em 1954 vendeu um desenho para um jornal argentino. Contudo, apenas três anos depois, Quino começou a contribuir regularmente. Assim, o cartunista publicou suas páginas de humor em diversas edições da revista semanal Esto es.

Em 1963, o artista reuniu suas coleções e publicou o seu primeiro livro intitulado Mundo Quino. Nesse período, Quino começou a desenvolver o personagem Mafalda para uma campanha publicitária, mas a campanha não chegou a sair. No entanto, o cartunista apostou na figura da menina de seis anos contestadora e inteligente e publicou a primeira tira com Mafalda na revista Primera Plana, em 1964. 

Entre 1965 e 1967 Mafalda foi publicada no jornal El Mundo e conquistou os leitores, de modo que mais tarde passou a ser publicada também em outros países. Em Portugal, a tira recebeu o rótulo de “conteúdo adulto” por conter muitas questões políticas. A primeira publicação de Mafalda no Brasil foi na Revista Patota, da Editora Arte Nova, no ano de 1973, em plena ditadura militar.

Devido ao posicionamento político do cartunista, em 1976, ele exilou-se em Milão, na Itália, para escapar da ditadura militar argentina. Desse modo, seu trabalho ganhou um maior alcance, conquistando o público em diversos países da Europa e da América Latina. 

Assim, entre as obras mais importantes de Quino, podemos citar: Cada um no seu lugar (1979), Potentes, Prepotentes e Impotentes (1989), Toda Mafalda (1991) e Mafalda: Feminino Singular (2018).

Prêmios

Em 1982, o argentino recebeu o prêmio de “Desenhista do Ano”. Nesse mesmo ano, houve a publicação dos três primeiros livros da Mafalda no Brasil. O cartunista recebeu diversos outros prêmios ao longo de sua carreira, inclusive internacionais. Um deles foi o “Prêmio das Astúrias de Comunicação e Humanidades”, na Espanha, em 2014. Quino faleceu em setembro do ano passado aos 88 anos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.