Crise do Feudalismo: 5 fatos importantes para estudar

A Crise do Feudalismo marcou o último período da Idade Média, também conhecida como Baixa Idade Média entre os séculos XI e XV. 

A saber, alguns fatores foram preponderantes para o fim do Feudalismo, colocando fim na Idade Média e promovendo a chegada da Idade Moderna.  

Em síntese, podemos dizer que o Feudalismo tinha principalmente como base alguns conceitos; são eles:

  • Feudos “Posse de terras” 
  • Monarquia 
  • Centralização do poder 
  • Autossuficiência 
  • Sociedade estamental (Nobreza, Clero e o povo)
  • Não havia mobilidade social 

O Feudalismo perdurou até o século XIV no continente europeu. Contudo, com algumas transformações de paradigmas e vários acontecimentos históricos, culturais, políticos, o sistema entra em declínio ainda em meados do século XI. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a Crise do Feudalismo? Acompanhe o artigo e prepare-se para os vestibulares e o Enem, veja!

5 fatores importantes sobre a Crise do Feudalismo

Selecionamos cinco fatores com bastante relevância para o desencadeamento da Crise do Feudalismo. veja:

Crescimento demográfico

No século X, o crescimento populacional desenfreado foi um fator preponderante para o surgimento de uma classe social interessada principalmente no comércio: A Burguesia. 

A classe burguesa tinha como base os artesãos, comerciantes, banqueiros e donos de companhias de comércio, e habitavam as antigas cidades conhecidas como burgos. 

Por isso, o poder da nobreza, clero e dos senhores feudais foram perdendo força. Tendo em vista que a população cresceu em um ritmo quase impossível para suprir necessidades básicas como alimentação, moradia, saúde, entre outros. 

Revolução da burguesia

Devido a burguesia diversas pessoas fugiram dos feudos em um fenômeno conhecido como êxodo rural, migrando para as cidades em busca de melhores condições de vida. 

A criação de uma moeda monetária, o desenvolvimento das cidades medievais e o desenvolvimento de atividades comerciais, foram primordiais para o declínio do sistema feudal. 

Ademais, a burguesia era a favor do fim do absolutismo e apoiava uma economia baseada no sistema capitalista. Além disso, buscavam a independência econômica e a mobilidade social, fatores que corroboraram muito para o acirramento da Crise do Feudalismo. 

Peste Negra 

No século XIV a Peste Negra matou milhares de pessoas na Idade Média, devido às péssimas condições de higiene e saneamento básico. 

O povo estava sujeito a condições precárias de vida, fato que corroborou para o vírus se espalhar drasticamente. 

Além disso, o fato aumentou a exploração dos servos que ainda trabalhavam nos feudos, aumentando ainda mais a descontentação do povo, levando a diversas revoltas camponesas. 

As Cruzadas

Com o surgimento das Cruzadas entre os séculos XI e XIII que compreendeu 8 expedições de cunho religioso, econômico e militar, organizadas pela Igreja. 

O comércio acabou se intensificando ainda mais e acarretou no surgimento do renascimento comercial no continente europeu. 

Ademais, a abertura do Mar Mediterrâneo para comercialização de produtos com o Oriente teve um papel fundamental na Crise do Feudalismo e a queda do sistema. 

Renascimento

O movimento artístico, filosófico e cultural conhecido como Renascimento mudou a mentalidade da sociedade do velho continente. 

Através dele o antropocentrismo humanista foi substituído pelo teocentrismo que dominava a vida do povo na Idade Média. 

Além disso, o renascimento comercial corroborou para as trocas comerciais, aumentando a economia e acarretando na criação do sistema capitalista. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Crise do Feudalismo?

Não deixe de ler também – Filósofos: Pensadores que revolucionaram a matemática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.