Refinanciar o imóvel: quantas vezes é possível fazer o processo? Entenda mais a respeito

O cidadão pode fazer o refinanciamento do mesmo imóvel, mas seguindo algumas regras impostas

Refinanciar o imóvel recebe o nome comercial de home equity. Essa é a linha de crédito que está estabelecida por meio da alienação fiduciária, tem um imóvel do solicitante do empréstimo como a garantia do pagamento do valor tomado. Em termos práticos, o devedor faz a transferência do bem imóvel para determinada instituição financeira, porém mantendo-o ainda no seu nome. Por sua vez, o banco, obtém uma posse indireta até a dívida ser paga. Entenda mais detalhes do assunto na matéria desta sexta-feira (20) do Notícias Concursos.

Diferença entre refinanciar o imóvel e financiar

Mesmo sendo coisas parecidas, refinanciar o imóvel e financiar são modalidades diferentes. Pois, no primeiro caso, o bem, quer seja a casa ou carro, é usado como garantia, sendo o valor tomado utilizado para vários fins, tais como investimentos, quitação das dívidas, etc. Já no financiamento, o objetivo é bem específico, como aquisição de automóvel ou imóvel.

Regras do refinanciamento

Essa modalidade do crédito, assim como todas as demais, passa por análise. De igual modo, existem alguns quesitos necessários para a concessão do refinanciamento. São eles:

  • O imóvel precisa ser em nome do tomador do empréstimo;
  • O imóvel tem que ser da área urbana, com documentação atualizada;
  • A renda tem que ser compatível ao valor solicitado;
  • Caso o imóvel não estiver totalmente quitado, pelo menos que 50% do montante precisa ser quitado;
  • O empréstimo tem condições de chegar até 60% do montante do imóvel.

É importante lembrar que os cidadãos com restrições no CPF podem obter também a aprovação nessa modalidade de empréstimo. Para tal, faz-se análise do crédito, levando em consideração vários critérios relacionados com o perfil de consumidor, a fim de entender o risco da inadimplência.

Assim, leia mais: Como fazer a escritura de um imóvel?

Quantas vezes é possível refinanciar o imóvel?

Não existe uma regra certa sobre o número de vezes que se pode refinanciar o imóvel. Em prática, não se permite refinanciar imóvel mais de uma vez ao mesmo tempo. Isso quer dizer que não se pode usar o mesmo bem como a garantia de empréstimos diferentes feitos no mesmo tempo. Dessa forma, para usar um imóvel como garantia de empréstimo, é necessário quitar a dívida passada.

Mesmo sendo coisas parecidas, refinanciar o imóvel e financiar são modalidades diferentes
Mesmo sendo coisas parecidas, refinanciar o imóvel e financiar são modalidades diferentes – Foto: Canva Pro

Como fazer a contratação do refinanciamento

Pois, contratar essa linha de crédito possui algumas etapas que são:

Solicitação e análise de crédito

Então, depois da simulação e da solicitação de crédito, os consumidores apresentam os documentos pedidos para análise do crédito, tais como:

  • Comprovante da renda;
  • Certidão da Matrícula do Imóvel;
  • Cópia do IPTU;
  • Cópia da Certidão Negativa dos Tributos Imobiliários;
  • Documentos pessoais.

Análise jurídica

Assim, faz-se uma análise jurídica a fim de confirmar se toda a documentação está de acordo com os requisitos legais. Isso isentará a transação de futuros problemas judiciais.

Avaliação de imóvel

Portanto, o próximo passo é a vistoria do imóvel. O intuito é a avaliação do valor informado para o valor de mercado. Faz-se isso com um engenheiro realizando uma perícia e registrando as condições firmadas no laudo. Vale ressaltar que as custas da avaliação do imóvel cabem ao consumidor.

Assinatura do contrato

Finalmente, estando tudo nos conformes com os critérios da financeira, o refinanciamento imobiliário tem a aprovação e a documentação formalizada. Assim, o contrato é liberado e a assinatura é registrada em cartório.

Com as informações que reunimos, agora você sabe que é possível refinanciar o imóvel mais de uma vez, mas não ao mesmo tempo. Mas, vale lembrar que se pode renegociar dívidas, de maneira que o bem não precise ser usado como maneira de quitar o valor devido. Portanto, caso as parcelas não sejam pagas, é importante o consumidor recorrer à financeira para negociar o valor.

Ademais, confira: Banco Inter: como fazer empréstimo com garantia de imóvel?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.