Unicamp irá aplicar teste de Covid-19 em toda comunidade acadêmica para retomada presencial

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira (19) detalhes sobre a retomada das atividades presenciais. Previsto para acontecer a partir do dia 13 de setembro, o retorno será feito após a testagem de toda a comunidade acadêmica. 

Em coletiva de imprensa, o reitor Antonio José de Almeida Meirelles afirmou que a Unicamp vai aplicar testes de covid-19 em todos os servidores, funcionários e estudantes antes da retomada presencial. 

A Unicamp só irá permitir atividades presenciais com professores e alunos que já receberam as duas doses da vacina e têm a imunização completa. Nesse primeiro momento, a retomada nos campi de Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP) não abrange as aulas regulares.

Universidade planeja gasto de R$ 90 milhões

A retomada total só deve acontecer em 2022. De acordo com o anúncio feito ontem, a Unicamp prevê um investimento de até R$ 90 milhões para realizar a adequação da infraestrutura para receber os alunos com segurança.

De acordo com a universidade, a retomada gradual será feita seguindo rígidas medidas para conter o avanço da covid-19. Além disso, o uso de um aplicativo irá viabilizar a vigilância da cena epidemiológica.

Por meio do aplicativo que a Unicamp irá liberar para toda a comunidade acadêmica será possível agendar o teste RT-PCR. O resultado ficará disponível no mesmo dia. O aplicativo permite ainda que as pessoas informem sobre sintomas da covid-19 e enviem comprovação da vacina.

A Unicamp deve garantir ainda o distanciamento de dois metros entre as pessoas e restringirá o acesso a bibliotecas e laboratórios. Nesse sentido, a coordenadora Maria Luiza Moretti ressalta que a cooperação da comunidade será crucial.

“[…] nossa comunidade que retornar ao trabalho tem que manter o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos também fora da universidade. Não aglomerar fora da universidade”, afirmou Moretti.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFS abre inscrições para vagas remanescentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.