Reeducação alimentar: por onde começar?

reeducação alimentar é um processo que exige dedicação, paciência e força de vontade. Não é algo que acontece da noite para o dia, afinal, estamos falando de hábitos que, muitas vezes, estão enraizados há muito tempo. Porém, medidas simples podem começar a ajudá-lo a organizar melhor o próprio cardápio alimentar, evitando alimentos industrializados, frituras e outros tipos de opções que fazem mal à saúde.

Acompanhe este texto e veja algumas ideias e considerações que podem ser úteis quando se está pensando em iniciar o processo de reeducação alimentar. Vamos lá!

Por onde começar a reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é muito importante para quem busca uma alimentação mais saudável e não quer aderir a dietas restritivas e sem sentido. Afinal de contas, não basta cortar tudo de uma forma abrupta, mas, sim, é mais importante reeducar a si mesmo, consumindo mais alimentos saudáveis e comendo o que gosta eventualmente, sem sobrecarregar o organismo.

Abaixo fizemos uma lista de considerações que podem servir de base para a sua reflexão. Veja só:

1. Diário do que é consumido

Experimente separar um caderno, na sua casa, para anotar tudo o que você come ao longo do dia. Anote a quantidade, os horários e o dia da semana. Se possível, faça isso por uma semana. Assim, será possível ter, na palma da mão, mais detalhes sobre a sua rotina alimentar hoje, o que promove mais subsídios para tomadas de decisão assertivas.

2. Análise do diário

Depois de fazer todas as suas anotações, analise o seu diário. O que você tem comido mais? E comido menos? Será que há muito doce nessa lista? Como você tem se alimentado? Essa análise pode ajudá-lo a detectar os “erros” na hora de se alimentar, como o consumo exagerado de sobremesas depois de todas as refeições, por exemplo.

3. Análise do armário da cozinha

Analise também o que você tem na sua cozinha: será que há mais guloseimas do que frutas e verduras? Se sim, talvez seja interessante começar a mudar isso.

4. Implementação de alimentos saudáveis

E por falar em mudanças, busque implementar opções saudáveis no lugar daqueles alimentos que você sabe que faz mal. Por exemplo, ao invés de comer uma coxinha de lanche, o que poderia ficar no lugar desse alimento gorduroso?

5. Redução de alimentos industrializados

Considere avaliar quantos alimentos industrializados têm no seu armário e estão inclusos na sua dieta semanal. Em seguida, pense em substituições que possam ser interessantes. É o caso de trocar o macarrão instantâneo por arroz integral, por exemplo.

6. Visita ao nutricionista

Não deixe de visitar o nutricionista na hora de investir na reeducação alimentar. Afinal, ele terá todo o conhecimento necessário para ajudar você a encontrar caminhos mais saudáveis, saborosos e equilibrados, de acordo com o seu organismo e as suas necessidades de saúde.

7. Focar na hidratação saudável

Por fim, não se esqueça de que beber água suficientemente também faz parte da reeducação alimentar. Por isso, descubra a quantidade ideal de  líquido que você deve consumir diariamente e invista nesse cuidado com a sua saúde.

Boa sorte no seu processo de reeducação alimentar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.