Redes Sociais: Confira nossas dicas para utilizá-las de modo seguro

Usuários devem ficar atentos para garantir sua privacidade

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), lançou uma cartilha que oferece aos usuários de redes sociais instruções para uma utilização mais segura das ferramentas disponibilizadas na internet. A publicação foi apresentada no Dia da Internet Segura (7/02).

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a Safer Net do Brasil apoiam a iniciativa, que foi disponibilizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. O caderno sobre as redes sociais está disponível em duas partes: Cuidados essenciais nas redes sociais e Cuidados com a sua reputação online.

De acordo com o NIC.br a primeira parte da cartilha é um pensamento sobre o que o usuário das redes sociais deve fazer antes de publicar um conteúdo e compartilhar dados e informações nestas plataformas. Nela se apresenta  algumas configurações que podem ser feitas com relação à segurança e à privacidade.

Todavia, na segunda parte da cartilha, apresentam-se algumas dicas relacionadas a proteção de um futuro profissional. Ela trata de temas como o respeito à privacidade de outros usuários, e apresenta exemplos de conteúdos impróprios, que não devem ser compartilhados, nem curtidos.

Redes sociais

As redes sociais atualmente possuem um papel bem mais importante do que no início de suas atividades. Elas deixaram de ser apenas um meio de se divertir e de interagir com amigos e familiares. Ao utilizar estas ferramentas digitais, o usuário acaba por deixar um rastro que acaba por construir sua reputação nesse meio.

De fato, é possível conhecer uma pessoa pelo que ela compartilha e curte nas redes sociais. Desse modo, a cartilha acaba por contribuir para que o usuário possa evitar possíveis prejuízos e se proteger ao interagir no meio virtual, em espaços como por exemplo, o Facebook, o Linkedin e o Instagram.

Algumas orientações para utilizar as redes sociais  

1 – Reflita antes de postar

É preciso observar que nas redes sociais, os dados e informações se difundem rapidamente. Ademais, algumas mídias como textos, imagens e vídeos, são difíceis de se apagar. Portanto é preciso tomar certo cuidado com as publicações em seu perfil, para não se arrepender depois.

2 – Escolha bem seus seguidores

Outra questão tem relação com o número de seguidores em sua rede social. Quanto maior o número de amigos, maior é a exposição de suas informações. Os dados, postagens e a lista de contatos são vistas por muitas pessoas. Portanto, o mais indicado é ter qualidade e não quantidade de usuários.

3 – Acesso à sua conta

A princípio, o usuário deve criar senhas de acesso às redes sociais seguras. O ideal é que a identificação seja feita em duas etapas, ativar alertas e notificações de tentativas de entrada em seu perfil. Se houver uma invasão à conta, é preciso trocar a senha do perfil, seguindo as instruções e reativá-la.

4 – Aplicativos e plataformas de terceiros

Deve-se tomar cuidado redobrado ao utilizar aplicativos como jogos, quizzes, edição de imagens, etc. Isso se deve ao fato de que os apps podem roubar suas informações pessoais, como fotos, histórico, e lista de contato para as utilizar em golpes e fraudes virtuais. Todo o cuidado é pouco.

5 – Configuração de segurança e privacidade

Através destas configurações o usuário pode escolher quais informações pessoais compartilhar nas redes sociais. Deve-se configurá-las de acordo com a necessidade, de modo a preservar a imagem do usuário nas plataformas. O ideal é buscar por um equilíbrio garantindo a segurança e privacidade.

6 – Interações nas rees sociais

O usuário das redes sociais deve tomar bastante cuidado com o que curte ou compartilha nas plataformas. Estas interações colocam a mostra informações pessoais, visto que a pessoa acaba por expor sua opinião sobre diversos assuntos. Vale ressaltar que o conteúdo indevido pode gerar inclusive ações judiciais.

7 – Privacidade alheia

Analogamente, o usuário deve evitar tratar de alguns assuntos nas redes sociais. É preciso esquivar-se de falar sobre hábitos e rotinas de outras pessoas, visto que isso as tornaria públicas. O mais indicado é pedir para usuários que aparecem em uma foto, por exemplo, se eles autorizam seu compartilhamento nas plataformas.  

Em conclusão, as redes sociais são um grande sucesso há alguns anos. Elas podem ser úteis para a interação entre seus usuários, compartilhando uma série de conteúdos midiáticos. No entanto, é preciso ter uma certa parcimônia em sua utilização, visto que é uma janela aberta para a exposição de informações entre os participantes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.