Redação: dicas para começar o seu texto

Confira algumas dicas que irão te ajudar a começar o seu texto!

Redação: dicas para te ajudar a começar o seu texto

Todos nós sabemos que a redação é um dos elementos mais importantes de uma grande variedade de provas, como o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares.

Dessa maneira, se você quer conseguir um bom desempenho nas suas provas, você deve estar preparado para escrever uma redação excelente.

Porém, sabemos que nem sempre é tão simples começar um texto. Afinal, o processo de produção de uma redação é complexo.

Dessa maneira, para que você consiga encarar a prova de redação com mais facilidade, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para te ajudar a começar o seu texto de uma forma mais simples. Vamos conferir!

Entenda a linha temática

Para conseguir começar o seu texto, você precisa compreender muito bem a linha temática. Se for necessário, leia o tema e os textos de apoio várias vezes.

É fundamental que você entenda o que está sendo esperado. Assim, elaborar o seu texto ou pelo menos pensar em um ponto de partida será uma tarefa muito mais simples.

Prepare um modelo para a sua introdução

Muitos estudantes consideram a introdução a parte mais difícil da redação, já que ela representa o seu ponto de partida. Para que você consiga fazer um parágrafo de introdução com facilidade, uma boa dica é memorizar um modelo introdução que funciona para qualquer tema.

Você já pode elaborar o seu modelo antes da prova e treinar para começar os seus textos com o mesmo estilo de parágrafo (obviamente fazendo adaptações de acordo com o tema e os repertórios usados)

Planeje o seu texto

Começar a sua redação será muito mais simples se você já tiver um planejamento do que irá escrever.

Faça um como esboço rápido feito antes de começar a escrever o texto e tente pensar no projeto como uma orientação que irá te ajudar a entender como a sua redação será desenvolvida. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.