Recupere pão dormido com esta dica simples

Veja aqui como fazer para recuperar o pão dormido de maneira simples e prática.

Hoje ensinaremos como recuperar pão dormido com esta dica simples.

A maioria das pessoas compra uma quantidade de pão maior do que a necessidade, e por este motivo, sempre acaba sobrando algumas unidades desse alimento no armário.

O problema é que pão só é gostoso quando está fresco, e na maioria das vezes, evitar a perda parece uma missão impossível.

Agora não mais! Pois ensinaremos uma dica simples e mais alguns truques certeiros para recuperar pão amanhecido.

Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas.

Como recuperar pão dormido?

Recuperar o pão dormido é um desejo muito comum, visto que este alimento possui o prazo de validade bem reduzido, e assim que sai do forno, sua textura crocante por fora e macia por dentro, dura bem pouco tempo, no máximo um dia.

No entanto, você sabia que tem algumas maneiras de esticar o prazo de validade ou ainda recuperar pão amanhecido?

Isso mesmo! Isso não só é possível, como também é bem simples, e nós ensinaremos como com 3 dicas. Confira:

Recupere pão dormido- Reprodução Canva
Recupere pão dormido- Reprodução Canva

Cuide do armazenamento

Cuidar do armazenamento é uma dica importantíssima, que deve ser considerada por todas as pessoas que querem manter os pães fresquinhos por mais tempo, pois quando guardados adequadamente, eles duram muito mais tempo, com a mesma qualidade e sabor de quando saem do forno.

O oxigênio, que entra em contato com as moléculas do trigo usado para fazer os pães, faz com que elas se reestruturem e cristalizem. Isso faz com que os pães percam a sua crocância e fiquem cada vez mais expressos e duros.

Por este motivo, armazená-los em um local sem muita circulação de ar, como sacos próprios para pães e sacolas plásticas, pode ser uma boa ideia para desacelerar o processo de cristalização das moléculas do pão.

Além disso, você ainda pode deixar os pães embalados em locais quentes e abafados, como no micro-ondas e em armários fechados, pois o calor também impede a cristalização das moléculas do trigo, e por isso, mantém os pães macios e crocantes por mais tempo.

Use o forno

Pode parecer besteira, mas o forno também pode ser um grande aliado para conservar os pães ou fazer com que sua crocância seja recuperada.

Isso porque, conforme já explicamos acima, o calor faz com que as moléculas do trigo cristalizadas, sendo o motivo pelo qual o pão fica endurecido no dia seguinte, sejam derretidas novamente. Dessa forma, os pães ficam praticamente iguais quando saem do forno da padaria.

No entanto, é necessário estar bem atento ao utilizar essa técnica, uma vez que, como os pães já estão assados, o tempo máximo que podem ficar no forno é de 10 minutos, visto que podem queimar com muita facilidade.

Por este motivo, não deixe de ficar de olho nos pães ao utilizar o truque do forno para recuperar quais ficaram com aspecto amanhecido.

Utilize o truque da água

O terceiro e último truque que temos para passar para você que deseja recuperar pão dormido, é o truque da água.

Um dos segredos dos padeiros, eles utilizam gelo na massa do pão para dar aquela crocância, e se você deseja recuperar a maciez do lado de dentro e a crocância do lado de fora dos pães. Dessa forma, utilize o truque da água, que nada mais é do que pincelar água gelada nos pães antes de colocá-los no forno.

Com isso, os pães dormidos ficarão deliciosos novamente, como se tivessem acabado de sair do forno pela primeira vez.

Vale ressaltar para ter atenção ao usar esse truque, pois se você colocar água demais nos pães, encharcará eles, deixando impossível de consumi-los. Por esta razão, nós indicamos o uso de um pincel de silicone, para somente umedecer a parte de cima dos pães.

Agora que você já sabe como recuperar pão dormido. Coloque nossas dicas em prática para nunca mais ter problemas com pães duros em sua casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.