Como reconhecer os colaboradores?

Reconhecer os colaboradores é um modo de fortalecer a autoestima, a motivação e o foco de todo o time. Quando a empresa não reconhece, as pessoas podem se sentir menos conectadas com o trabalho que é feito, o que resulta em uma diminuição tanto no interesse, quanto na energia disposta nas atividades diárias.

Por isso, a liderança precisa estar atenta às propostas que são oferecidas na hora de reconhecer as forças do time. A seguir elencamos algumas ideias que podem ser relevantes nesse sentido.

Como reconhecer os colaboradores?

Na hora de reconhecer os colaboradores é preciso estar atento às necessidades do time. De que maneira as pessoas gostam de ser reconhecidas? Você já analisou isso?

Essa análise pode lhe dar pistas do que será interessante e rico para o grupo. Além dela, outras atitudes são relevantes, como por exemplo:

1. Bonificação monetária

A bonificação monetária é fundamental, e isso é inegável. Um time que não recebe um valor justo, ou que “dá muito” sem receber de forma adequada, pode acabar desanimando e atuando de uma maneira mais mediana.

Por isso, bonificações monetárias podem fazer toda a diferença na hora de reconhecer os colaboradores.

2. Reconheça as conquistas individuais e coletivas

As conquistas individuais e coletivas precisam ser enaltecidas como tais. Isto é, se um colaborador apresenta um desempenho muito acima da média, elogie-o em público e faça com que as pessoas saibam desses resultados.

Quanto às conquistas coletivas, lembre-se de elogiar o time e de apontar os fatores positivos que destacaram tal performance.

3. Ofereça feedbacks periódicos

Os feedbacks são excelentes ferramentas na hora de impulsionar um time. Às vezes, a equipe está em uma zona de conforto e nem se dá conta. Isso a faz agir em um modo automático, que não promove crescimento e nem grandes resultados.

Porém, quando o feedback começa a fazer parte da rotina, isso pode mudar. Afinal, você poderá apontar os fatores positivos, reconhecendo os colaboradores, e os pontos de melhoria, incentivando-os rumo ao crescimento e desenvolvimento profissional.

4. Deixe as metas claras e assinale as que forem atingidas

As metas devem ser sempre claras e disponíveis a todos os colaboradores. Além disso, quando elas forem atingidas, faça questão de exaltar isso. Se possível, nomeie as pessoas ou os grupos que atingiram determinadas metas.

Isso servirá de inspiração para que as pessoas percebam que os objetivos têm sentido e que realmente são reconhecidos dentro do espaço de trabalho.

5. Auxilie os colaboradores na criação de um plano de carreira

O plano de carreira também pode ajudar na hora de reconhecer os colaboradores. Sabe por quê? Porque você poderá ajudar os indivíduos a pensar em estratégias de crescimento, e quando essas estratégias forem bem-sucedidas, eles poderão se sentir reconhecidos e instigados a ir ainda mais além.

Afinal, ter a possibilidade de crescer dentro da empresa, de maneira eficiente, é algo que, sem dúvidas, mostra o quanto a corporação incentiva e reconhece os talentos que já estão ali presentes.

Até porque, se não reconhecesse, não apresentaria um plano de carreira eficiente e estruturado, não é mesmo?

Considere mais essa possibilidade e crie um ambiente incrível para o seu time!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.