Recife terá primeiro concurso para Secretaria da Mulher; 81 vagas nível superior

Projeto de Lei que prevê a realização do concurso integra as ações de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Em ação pelo Dia da Mulher, a Prefeitura de Recife afirmou que fará o primeiro concurso público para a Secretaria Municipal da Mulher.

O prefeito João Campos assinou nessa quarta-feira, dia 08 de março, o Projeto de Lei que prevê a realização do certame.

Serão ofertadas 81 vagas para candidatos com nível superior completo nas áreas de assistência social, psicologia, jurídica, pedagogia, ciências sociais, educação social e arte educação.

“Vamos fortalecer definitivamente a prestação de serviços públicos para as mulheres no Recife! Encaminhei hoje à Câmara Municipal um Projeto de Lei para criação de 81 vagas que vão compor o quadro de pessoal da Secretaria da Mulher do Recife”, disse o prefeito em sua conta no Instagram.

O prefeito completou dizendo que “será a primeira vez que o município terá servidoras e servidores concursadas e concursados dentro da Secretaria da Mulher, estabelecendo um quadro fixo que vai permanecer independente das gestões municipais”.

Já a secretária da pasta, Glauce Medeiros, enfatizou a importância do concurso para a cidade. “Com esse concurso realizado, nós vamos ter um quadro efetivo na Secretaria da Mulher. Como diz o prefeito, isso fica para além dessa gestão. Isso fica para cidade, fica para o município do Recife”.

O Projeto de Lei ainda precisa passar pela Câmara dos Vereadores para ser autorizado. Ainda não há definições sobre o edital, cronograma e provas.

Recife também terá concurso para educação com 1 mil vagas para professores

O prefeito João Campos confirmou também por meio de seu perfil no Instagram, a publicação dentre os próximos dias do edital para o concurso da Secretaria Municipal de Educação.

“Se liga que nos próximos dias vamos lançar concurso público! Manda esse post e marca todo mundo aqui que gostaria de se candidatar. Vamos fortalecer ainda mais a educação do Recife!”, afirmou o prefeito no post.

A expectativa é que sejam criadas mil novas vagas para a educação do município, voltadas exclusivamente para o cargo de professor.

De acordo com a própria secretaria, desse total de vagas, 800 serão destinadas ao cargo de professor I com atuação na Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e outras 200 vagas para o cargo de professor II com atuação do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Contudo, as disciplinas de cada uma das vagas ainda não foram reveladas. Para concorrer a uma das vagas que serão oferecidas no certame, os candidato devem comprovar nível superior completo.

O concurso da SME Recife vem para suprir a demanda de profissionais devido a expansão da rede de ensino municipal.

O Cebraspe foi a banca contratada para ficar a frente de toda a organização do certame, desde o recolhimento das inscrições até a aplicação das provas e divulgação dos resultados finais.

O concurso, previsto desde o ano passado, deve ter as provas sendo realizadas até o inicio do segundo semestre de 2023.

O secretário de educação do Recife, Fred Amâncio, confirmou, durante debate promovido pela CBN, que o edital do concurso já está em fase de revisão e será publicado nos próximos dias.

“O edital do concurso de professores está sendo revisado e será publicado nos próximos dias”, afirmou o titular da pasta.

Amâncio autorizou ainda a prorrogação da comissão organizadora do concurso por mais 180 dias. O grupo é o responsável pela preparação do edital e pelo acompanhamento de todos os trâmites do concurso.

Recife contrata 500 professores temporários neste mês de março

No post publicado no Instagram, o prefeito aproveitou para informar a assinatura do decreto que visa a contratação de 500 professores em caráter temporário para a rede municipal de ensino.

“Acabei de assinar um decreto para a contratação de 500 novos professores para a Rede Municipal de Ensino”, disse também.

Desse total, 400 professores são para educação I e outros 100 professores para educação II.

As vagas são destinadas a educação infantil e ao ensino fundamental. O processo seletivo foi aberto no final do ano passado.

O salário oferecido para o cargo de professor no Recife é de R$ 5.661,90 para uma jornada de 270 horas / aulas mensais.

“São vagas que serão preenchidas para ajudar no ensino, na qualidade e no acesso. A gente tem um cuidado permanente com a educação do Recife e o trabalhador e trabalhadora da educação são fundamentais neste processo de ensino e aprendizagem. Então, com esse decreto, vamos convocar 500 novos profissionais para a nossa rede e nos próximos dias estaremos lançando o concurso público para professores da Rede Municipal de Ensino do Recife”, enfatizou o prefeito João Campos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.