Receita paga restituições de Imposto de Renda a quase 200 mil contribuintes HOJE

Nesta segunda-feira (30), um total de 198.967 contribuintes receberão suas restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IPRF) de 2020. Esse grupo é o de contribuintes que demoraram a entregar as declarações ou caíram na malha fina da Receita Federal, incluindo de outros anos.

O dinheiro da restituição fica disponível nas contas que esses contribuintes indicaram durante as prestações de contas. Esse é o segundo lote residual liberado em 2020.

O contribuinte pode verificar se a restituição foi liberada no site. Se a restituição não estiver disponível, o contribuinte pode verificar inconsistências de dados encontradas no Portal e-CAC, no item “Meu Imposto de Renda”. Dessa forma, é possível regularizar a situação com uma declaração retificadora.

No grupo que recebe a restituição hoje há contribuintes com prioridade de recebimento. Ao todo, são 3.559 idosos acima dos 80 anos, 26.599 pessoas entre 60 e 79 anos, 2.924 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 12.312 pessoas com maior fonte de renda no magistério. O grupo também engloba 153.573 contribuintes que não são prioritários mas entregaram suas declarações até dia 12 de novembro.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Passado esse tempo, o contribuinte pode solicitar online a liberação do valor, preenchendo o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. O pedido também pode ser feito pelo Portal e-CAC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.