Receita Federal amplia fiscalização tributária no setor agropecuário

A Receita Federal do Brasil anunciou uma importante mudança em suas operações, com implicações significativas para o setor agropecuário do país.

Receita Federal amplia fiscalização tributária no setor agropecuário

A inclusão do setor agropecuário no Programa Nacional de Conformidade Tributária representa uma iniciativa destinada a melhorar o cumprimento das obrigações tributárias e reduzir litígios administrativos e judiciais.

A partir de setembro deste ano, o órgão planeja iniciar ações de fiscalização nas atividades rurais, com foco na análise das receitas e despesas dos produtores rurais que são Pessoas Físicas (PF). Entenda as implicações dessa inclusão e como os produtores podem se preparar para lidar com essa fiscalização.

A inclusão do setor agropecuário no programa de conformidade tributária

A decisão de incluir o setor agropecuário no Programa Nacional de Conformidade Tributária tem como objetivo principal aumentar a transparência e a conformidade no pagamento de impostos por parte dos produtores rurais.

Em suma, isso ocorre por meio da comparação de informações das declarações de Imposto de Renda (IR) e dos registros digitais de movimentações financeiras, bem como da verificação das operações de arrendamento e parcerias no campo.

Alertas da CNA e das federações estaduais

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações estaduais têm alertado os produtores sobre a iminente fiscalização tributária e o risco de receber notificações ou autuações.
Portanto, é fundamental que os produtores estejam cientes dessa nova realidade e tomem medidas para garantir a conformidade tributária.

Fiscalização da Receita Federal no setor agropecuário

A Receita Federal se concentrará na tributação das receitas e nas deduções das despesas relacionadas à atividade rural no cálculo do resultado fiscal dos produtores. Se forem identificadas irregularidades, os produtores serão contatados por carta física ou eletrônica no sistema do contribuinte, solicitando a revisão das informações e a regularização das pendências em até 60 dias, sem a imposição de multas.

Entretanto, caso o contribuinte não efetue as correções necessárias ou não forneça as informações requeridas, a Receita Federal estará autorizada a impor multas significativas, as quais podem atingir até 225% do montante devido, de acordo com a CNA, e dar início a um procedimento de fiscalização que pode culminar em limitações no cadastro do contribuinte.

Desafios para os produtores rurais

A maioria dos produtores rurais no Brasil são pessoas físicas, e a fiscalização se concentrará em receitas não declaradas e em despesas declaradas de forma inadequada.

Em resumo, isso inclui casos em que os produtores não tenham informado adequadamente a venda de seus produtos ou tenham incorretamente incluído despesas que não são relacionadas à produção, a fim de reduzir lucros, bem como, pagar menos impostos.

O uso do livro caixa digital tornou-se obrigatório desde 2020 para produtores com faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões, mas muitos ainda não se adaptaram a essa exigência. Desse modo, a Receita também analisará os diferentes tipos de contratos agrários, como arrendamentos de terras ou parcerias, que têm tratamentos tributários distintos.

Receita Federal amplia fiscalização tributária no setor agropecuário
Receita Federal amplia fiscalização tributária no setor agropecuário. Imagem: Canva

Interpretação da Receita Federal

A interpretação da Receita Federal sobre a natureza dessas relações contratuais é um ponto muito importante. O advogado tributarista Fábio Calcini destaca que a Receita Federal tem a responsabilidade de fiscalizar os contribuintes, e os produtores rurais não estão isentos disso.

No entanto, ele também ressalta a importância de manter a calma e evitar a disseminação de alarmismo. De acordo com sua avaliação, a Receita Federal tem como objetivo primordial combater a evasão fiscal e regularizar aqueles que tenham cometido equívocos.

Contudo, é igualmente relevante reconhecer a necessidade de aumentar a arrecadação de impostos em um setor que tem demonstrado vigor econômico nos últimos anos.

Promoção da autorregularização

Em suas apresentações dirigidas às entidades do setor produtivo, a Receita Federal destaca sua intenção de fomentar a autorregularização, oferecer orientações para o devido cumprimento das obrigações tributárias e investigar casos de fraude. Assim, nesse contexto, os produtores têm a oportunidade de verificar a existência de irregularidades por meio do portal e-CAC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.