Receita Federal alerta sobre golpe visando a restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou mais um alerta sobre uma tentativa de golpe visando a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a RF, os golpistas estão utilizando informações a respeito desses valores para lesar suas vítimas. A RF salienta para que os cidadãos tomem cuidado com e-mails recebidos.

“As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”, informou, em nota, o Ministério da Economia.

No novo golpe, os bandidos enviam uma mensagem para suas possíveis vítimas com o assunto Saque Imediato. A mensagem vem acompanhada de um link malicioso chamado “baixar chave de acesso”. Caso a vítima clique, poderá perder seus dados e ter não só sua restituição roubada, mas também outros valores.

No dia 7 de março, a Receita Federal irá disponibilizar um Programa Gerador da Declaração (PGD). O programa vai marcar o início da entrega da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda deste ano.

O prazo para a entrega da declaração termina às 23h59 do dia 29 de abril. A RF tem a expectativa de receber até 34,1 milhões de declarações, deste montante, o órgão estima que 60% terão algum valor a ser restituído.

De acordo com os moldes divulgados para a declaração do Imposto de Renda deste ano de 2022, que tem como ano-base 2021, a declaração do IR deve ser realizada pelos contribuintes que tiveram rendimentos brutos superando o valor de R$28.559,70.

Auxílio Emergencial e despesas médicas

De acordo com a Receita Federal, os valores recebidos referentes ao Auxílio Emergencial são considerados tributáveis pelo Fisco. O benefício foi pago pelo Governo Federal com a finalidade de amenizar os prejuízos causados pela pandemia.

São dedutíveis do Imposto de Renda, pagamentos a médicos como: dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, além de despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Porém, devemos ressaltar que há limite no valor a ser declarado para abatimento de despesas médicas. Já os lotes de restituição do IR terão início no dia 31 de maio e serão divididos em cinco grupos mensais até o dia 30 de setembro deste ano.

Novidades divulgadas pela Receita Federal

A Receita Federal divulgou recentemente algumas novidades que estarão disponíveis para a realização da declaração do Imposto de Renda deste ano. Dentre elas, está a declaração pré-preenchida que será disponibilizada em larga escala para contribuintes.

Este tipo de declaração vai possibilitar que o contribuinte já tenha praticamente todas as informações que a Receita Federal tiver em posse serão importadas diretamente à declaração do IR.

Outra novidade recentemente divulgada é o novo formato do IRPF, que promete ser mais integrado. O IRPF estará disponível em diversas plataformas, como para dispositivos móveis e computadores que estejam conectados à internet.

De acordo com a Receita Federal, com o IRPF integrado, será possível que, por exemplo, uma pessoa comece a preencher a sua declaração do Imposto de Renda pelo seu computador e conclua a mesma através do programa instalado no seu celular ou vice-versa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.