Quer sair da CLT? Veja 5 dicas para investir em negócio próprio

Confira aqui as melhores dicas para sair da CLT e empreender por conta própria.

Mais e mais pessoas esperam deixar seus empregos atuais e abrir seus próprios negócios. Vários fatores como a necessidade de realizar uma paixão ou o desejo de independência financeira e flexibilidade de horários podem dar origem a esse desejo. Por isso que hoje, daremos dicas para investir em negócio próprio e sair da CLT.

Assim, você transforma esse sonho em um negócio viável que permite que você saia do seu emprego e comece por conta própria, com as dicas apresentadas neste artigo.

5 dicas para investir em negócio próprio e sair da CLT

Sabemos da dureza que é ser empregado celetista, e muitas vezes não ser valorizado naquilo que faz, além de ficar muito tempo no transporte público para chegar no trabalho ou sair dele e ir para casa. Assim, os conselhos que você encontrará abaixo são imediatamente úteis e exatamente o que você está procurando:

1ª Dica: Realize algo que se interesse

Os funcionários de empresas sentem que devem deixar seus empregos diários para fazer o que amam. Assim, se propõe a lançar um negócio que recorra a suas habilidades e interesses, afinal, nos esforçamos mais nas coisas em que acreditamos.

Além de fazer o que gosta, é preciso saber se sua ideia de negócio tem chance de sucesso. Isso requer uma extensa pesquisa de mercado, identificando as necessidades das pessoas próximas do local em que você planeja abrir o seu negócio, a concorrência, e o que pode oferecer para se diferenciar das outras empresas que comercializam o mesmo que você.

O nível de satisfação do cliente é crucial, pois será o fator que atrairá os clientes para o seu negócio e, finalmente, os convencerá a escolhê-lo em detrimento da concorrência.

Assim, é preciso conduzir pesquisas de mercado com clientes em potencial para saber o que eles mais valorizam em seu serviço ou produto. Isso ajudará você a determinar a melhor forma de posicionar sua empresa no mercado.

investir em negócio próprio - Reprodução Canva
investir em negócio próprio – Reprodução Canva

2ª Dica: Crie um plano financeiro

Largar o trabalho e investir em seu negócio requer um planejamento financeiro cuidadoso. Por isso, ter uma estratégia financeira sólida é crucial, pois o planejamento deficiente é uma causa comum de fracasso para novos negócios de todos os tamanhos.

Para a abertura do seu negócio, investigue e calcule todos os custos associados, principalmente em sua implementação. A dica é conversar com pessoas que administram negócios semelhantes ao seu para ter uma ideia dos preços de mercado.

Ao criar um plano financeiro, certifique-se de considerar não apenas os custos iniciais associados à abertura de um negócio e à compra de equipamentos e móveis. Ademais, as despesas contínuas que surgirão como resultado da administração do negócio.

Em outras palavras, plante seus pés firmemente no chão.

Assim, comece a se preparar financeiramente montando uma poupança e consultando um especialista para ter certeza de que a falta de dinheiro não é o motivo do seu sonho ficar no papel.

3ª Dica: Esforce-se para seu crescimento pessoal

O crescimento pessoal é crucial porque muitos empresários desistem cedo demais devido à falta de autoconfiança ou à falsa crença de que já sabem tudo o que há para saber sobre seu setor e, assim, param de tentar melhorar a si.

Vale a pena, nesse sentido, buscar cursos e profissionais que o auxiliem a se conhecer, identificar seus pontos fortes e fracos e saber como esses fatores podem ou não afetar o crescimento do seu negócio. Nesta próxima fase da sua vida, a autoconsciência é crucial.

4ª Dica: Pesquise tudo o que puder sobre o negócio que planeja abrir

É de extrema necessidade que você se informe sobre o seu negócio, entenda bem o seu nicho e aprenda o máximo que puder sobre empreendedorismo. Para tanto, procure espaços que ofereçam orientação e treinamento de negócios para ajudá-lo a colocar suas ideias em ação, fundindo seu próprio senso de autoconsciência com as realidades de administrar uma empresa.

5ª Dica: Tenha persistência

Steve Jobs disse uma vez: “Estou convencido de que o que separa os empreendedores bem-sucedidos dos malsucedidos é a pura perseverança”. Pois todo negócio que se inicia, enfrenta dificuldades, então a afirmação é verdadeira.

Mas, é preciso trabalho árduo no início, antes que os lucros possam ser angariados, portanto, não é incomum que uma empresa leve seu tempo colhendo os frutos de seu trabalho.

Isso se deve ao fato de que nem todos os produtos nos quais você investe pesadamente venderão bem. Ou se aquela promoção específica produzirá os resultados desejados.

Se isso acontecer, você precisará repensar sua abordagem e tentar novamente até obter os resultados desejados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.