Quer empreender? Saiba quais são as cidades que proporcionam bons retornos

São Paulo reitera posição como a melhor cidade do país

De acordo com o ranking do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, São Paulo é a melhor cidade para empreender no país. Ela segue liderando o ranking, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Enap) e Endeavor.

Nessa pesquisa, que o Notícias Concursos mostrará detalhes dos dados na matéria deste domingo (31), foram analisadas sete categorias: ambiente regulatório, infraestrutura, mercados, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Brasília fica em 69° lugar como melhor cidade para empreender

Em segundo e terceiro lugares ficaram Florianópolis e Curitiba, localizadas na região sul do país. Pois, cidades das regiões sul e sudeste compuseram a maioria das 10 primeiras posições. Na tabela de classificação, apenas Cuiabá está em 10º lugar, sendo um local que não pertencem às regiões citadas.

Grandes cidades como Rio de Janeiro e Brasília foram excluídas da lista, com o Rio em 15º e Brasília em 69º. Segundo a Enap, Brasília não mudou muito desde o último ranking em 2020, mas as coisas melhoraram em outras cidades. Portanto, com mais concorrência, Brasília foi eliminada.

Ademais, o objetivo dos rankings do ICE é ajudar os gestores públicos a entender áreas de melhoria e estimular o empreendedorismo nas cidades. Assim, é possível fornecer aos municípios um farol para orientar a tomada de decisões.

O ICE também é importante para que os gestores entendam a importância de dar condições para o desenvolvimento empresarial das cidades. Quanto mais estimulada a abertura de novos negócios, incluindo aqueles que não podem se sustentar, mais fomentação da criação de novos produtos e tecnologias se terá.

Quer empreender? Saiba quais são as cidades que proporcionam bons retornos
Quer empreender? Saiba quais são as cidades que proporcionam bons retornos – Canva Pro

Confira a seguir o ranking

A lista não é surpresa para muitos, dadas as condições de vida e estrutura de trabalho apresentadas. Dessa forma, veja os locais considerados “vantajosos” para o mercado.

  1. São Paulo – SP).
  2. Florianópolis (SC).
  3. Curitiba (PR).
  4. Vitória (ES).
  5. Belo Horizonte (MG).
  6. Porto Alegre (RS).
  7. São José dos Campos (SP).
  8. Osasco (SP).
  9. Joinville (SC).
  10. Cuiabá (MT).

O estudo avaliou 110 cidades mais populosas do país. Assim, pôde relevar quais são os melhores lugares para empreender.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.