Quem pode fazer psicoterapia?

Infelizmente, ainda vemos muitos estigmas e preconceitos envolvidos com a fala de “quem pode fazer psicoterapia“. Na realidade, qualquer pessoa que se sente convocada a esse ato pode muito bem iniciar um processo psicoterapêutico. Isso significa que não são apenas os “loucos” ou “doentes mentais” que podem usufruir dos benefícios da psicoterapia.

No decorrer deste texto, você entenderá que muitas pessoas – e todas que assim desejarem – podem fazer psicoterapia. Confira!

Quem pode fazer psicoterapia?

Quando pensamos em quem pode fazer psicoterapia, temos a sensação de que é possível limitar o processo psicoterapêutico a apenas um ou dois grupos de pessoas. Porém, na prática, qualquer indivíduo que deseje iniciar esse processo poderá procurar um psicólogo para esse trabalho importante. Abaixo listamos alguns cenários que podem contribuir para as nossas reflexões:

1. Pessoas que desejam se autoconhecer

Se você pensa em se autoconhecer e quer entender melhor as suas emoções, sentimentos e até mesmo pensamentos, o processo psicoterapêutico pode ser muito bem-vindo. Por meio dele será possível expressar-se sem censura, ao mesmo tempo em que se auto escuta e desenvolve novos olhares sobre a vida.

2. Quem quer compreender melhor as emoções

Você está tentando compreender melhor as suas emoções? Pois fique sabendo que a psicoterapia pode ser uma forte aliada nesse processo. Isso porque você terá um espaço seguro para falar e refletir sobre o que sente, ao mesmo tempo em que poderá receber algumas considerações, feedbacks e intervenções do profissional de saúde mental.

3. Pessoas que buscam um crescimento pessoal

Está buscando formas de crescer pessoalmente, se tornando uma pessoa melhor, mais empática e com mais inteligência emocional? Saiba que esse tipo de objetivo pode ser bastante desenvolvido em uma psicoterapia.

4. Indivíduos com sofrimento psíquico

As pessoas que estão vivendo um sofrimento psíquico também podem fazer psicoterapia, obviamente. Por meio desse processo de cuidado com a saúde mental, muitas questões internas podem vir a ser sanadas, abrindo caminhos para novas possibilidades de crescimento, desenvolvimento e superação.

5. Pessoas com transtorno mental

Indivíduos com diagnósticos de transtornos mentais também podem fazer psicoterapia. Afinal de contas, o processo psicoterapêutico pode ser bastante interessante e complementar ao uso de medicamentos e ao acompanhamento psiquiátrico, por exemplo. Sendo assim, quando pensamos em quem pode fazer psicoterapia, essas pessoas também estão incluídas.

Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia!

Por fim, é importante ressaltarmos que quando pensamos em “quem pode fazer psicoterapia”, estamos pensando em toda e qualquer pessoa que se sente à vontade e convidada para tal atividade. Não existe regras quando o assunto é quem pode ou não pode fazer um tratamento psicoterapêutico.

Afinal, todas as pessoas merecem receber cuidados com a saúde mental. Todas as pessoas merecem conhecer a si mesmas, ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com o que é sentido no dia a dia.

Portanto, se você deseja fazer psicoterapia, mas acreditava que apenas pessoas com problemas de saúde mental é que deveriam seguir esse tipo de caminho, saiba que não é bem assim. Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia. Qualquer pessoa pode se autoconhecer, desenvolver a própria vida e ter mais reflexões. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.