Quem foi Olga Benário Prestes?

Confira um resumo completo

Olga Benário Prestes: um resumo sobre a personalidade histórica

O nome de Olga Benário Prestes é muito importante para a história brasileira principalmente devido à associação do mesmo com Luís Carlos Prestes, o responsável pela organização da Coluna Prestes.

Questões que envolvem a figura de Olga podem aparecer dentro dos principais vestibulares do país. Você também pode usar a biografia de Olga e a sua relação com a história do Brasil como repertório para redação.

Assim, para que você possa entender mais sobre essa personalidade histórica, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre Olga Benário Prestes. Confira!

Olga Benário Prestes: biografia

Olga Gutmann Benário Prestes nasceu em 1908, na Alemanha. No Brasil, ela ficaria conhecida simplesmente como Olga Benário Prestes.

Olga, que era judia, se tornou membro do Partido Comunista em 1926 e, durante toda a sua vida, lutou em nome das causas comunistas, uma vez que acreditava, assim como Luís Carlos Prestes, seu marido, que esse sistema conseguiria diminuir as desigualdades sociais e injustiças que assolavam o Brasil da época.    

Olga Benário Prestes: vida e acontecimentos 

Ainda jovem, Olga já envolvia em movimentos políticos, passando a integrar o grupo alemão Schwabing. Ao lado de outros membros, que era de ideologia comunista, ela realizaria uma intensa militância contra o Partido Nazista.

Em 1926, ela foi presa por participar do grupo. Dois anos depois, Olga fugiria para a União Soviética, local no qual ela aumentaria o seu contato com a ideologia comunista.

Após reconhecimento de suas capacidades, ela recebeu a missão de acompanhar o Luís Carlos Prestes, com quem ela se casaria, no Brasil.

O marido de Olga tentou fazer com que a ação, denominada de Coluna Prestes, alcançasse todo o país.  No entanto, poucos estados apoiaram o movimento e, com isso, o mesmo não obteve resultados positivos. Com a derrota do movimento, os seus líderes foram presos. 

Em 1936, após um período de fugas, Olga foi capturada e entregue para a Gestapo, a polícia secreta nazista. Depois disso, ela foi enviada para um campo de concentração, no qual ela seria executada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.