Como saber que tipo de franquia combina com você?

Descubra como definir o melhor tipo de franquia para você atuar

Quer descobrir que tipo de franquia combina com você? Então continue conosco que vamos dar todas as dicas para descobrir que tipo de franquia é a ideal para você começar seu próprio negócio hoje!

Tipos de franquia -- Reprodução Canva
Tipos de franquia — Reprodução Canva

O que são franquias?

Franquia é um modelo de negócio em crescente expansão atualmente no Brasil. Dessa forma, o dono de uma empresa (o franqueador) cede os direitos da sua marca ao comprador (franqueado). Sendo assim, é possível trabalhar, vender e oferecer seus produtos e serviços ao público.

Assim, esse modelo de negócios vem se tornando muito popular, pois oferece uma segurança e apoio maior do que o que se tem ao começar um empreendimento do zero. Isso porque, a que a empresa franqueadora possui um nome e credibilidade no mercado.

Quais tipos de franquia existem atualmente?

Existe hoje em dia, uma imensa variedade de franquias no Brasil e no mundo, afinal, qualquer empresa pode colocar sua marca a disposição para que compradores se tornem seus franqueados e disponibilize seus produtos e serviços para o público.

Entre as franquias mais populares estão:

  • As franquias de alimentos;
  • Franquias de jóias e semi-jóias;
  • E as franquias de perfumaria, cosméticos e muitas outras.

Por conta da segurança que uma franquia pode oferecer, muitos comerciantes estão preferindo entrar nesse modelo com uma marca já conhecida, ao invés de iniciar sua própria empresa do zero.

Como saber que tipo de franquia combina com você?

Um ponto crucial antes de você investir, é saber que tipo de franquia combina com o seu estilo e personalidade. 

Para começar, é preciso entender o que realmente está buscando, afinal, o que é sucesso para você pode não ser para outras pessoas. Alguns bons pontos de partida a se ter em mente são:

  • Saber o quanto você tem para investir;
  • Conversar com várias franqueadoras e abrir o leque de possibilidades;
  • Conversar com ex-franqueados e trocar experiências;
  • Pesquisar bastante sobre o assunto;
  • Adquirir conhecimento sobre franchising;
  • Ter em mente que você não é o dono da marca e, por isso, terá que seguir os direcionamentos da franqueadoras;
  • Ter controle de suas contas, ver o quanto você pode gastar, o quanto precisa ganhar e, ainda, o quanto você deseja ganhar.

Você deve seguir esses direcionamentos, e então descobrir qual franquia combina mais com você.

Vantagens de investir em franquias

Já sabemos que a maior vantagem de investir em franquias é o apoio que a franqueadora pode oferecer, pois, além de já ter uma marca consolidada e conhecida pelo público, sua operação já foi testada e aprovada. Assim, a chance de dar errado é quase nula.

O que é preciso saber antes de investir em franquias?

As franquias são redes de negócios já testadas, mas, mesmo assim, como em qualquer outro negócio, você tem que trabalhar duro para alcançar seus objetivos.

Você não pode e nem deve achar que sua vida vai ser fácil e que o sucesso está garantido, porque, na prática, não é bem assim que funciona.

As franquias, como qualquer outro negócio, exigem esforço e dedicação constante para se tornar algo realmente lucrativo e de sucesso para você, senão, o efeito será justamente o contrário, ao invés de ter sucesso e lucro, você pode acabar se endividando.

Também é importante pensar e ponderar muito sobre a área em que quer atuar. Porque, mesmo que as franquias sejam um modelo de negócios já testados, provavelmente você não obterá sucesso se não tiver paixão e talento para trabalhar.

Outro ponto importante a se pensar, antes de investir em franquias, é o seu capital, tanto para iniciar a operação, quanto para mantê-la até que comece a dar lucro. Sempre existe o risco de gastar mais do que se tem, por isso, faça o cálculo da capacidade de investimento. 

Também não basta conhecer o capital inicial previsto pela franqueadora, por isso, analise a quantia que você tem para investir e quais as melhores opções de rentabilidade para ela. 

E, por último, mas não menos importante, entre em contato com o seu advogado de confiança e confira, com atenção, todos os detalhes do contrato. Tenha consciência de todos os seus direitos e deveres para com a franqueadora. Todas as cláusulas devem ser respeitadas à risca depois da assinatura, para evitar dores de cabeça posteriormente.

Gostou de saber sobre as franquias? Por fim, agora que você já sabe qual franquia combina com você, é só mergulhar de cabeça em busca do seu sucesso! Confira que tipo de franquia combina com você e trabalhe de forma mais produtiva e apaixonada ao se encontrar no lugar certo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.