Quanto tempo dura feijão congelado? Veja dicas de conservação

Saiba tudo sobre conservar feijão

A conservação de alimentos é um desafio para quem quer economizar tempo e dinheiro. Então, vamos te ensinar alguns procedimentos para garantir que o feijão “nosso de cada dia” dure bastante sem perder os nutrientes. Por isso, confira as nossas dicas incríveis e descubra quanto tempo dura feijão congelado e ainda confira algumas dicas de conservação.

Saiba mais sobre o feijão

Quem não gosta? São raras as pessoas que não gostam deste grão pois é um clássico da culinária brasileira: feijão tropeiro, caldo de feijão, salada de feijão, sopa de feijão, tutu de feijão, feijão com dobradinha, feijoada e o “casal” famoso: arroz e feijão! Então, acompanhe para descobrir quanto tempo dura feijão congelado!

São de vários tipos, podendo ser branco, roxinho, carioquinha, preto, jalo, feijão de corda, ou seja. Ou seja, é uma variedade, sendo cada tipo mais ou menos consumido em várias regiões do Brasil. O feijão é rico em vitaminas e nutrientes e, também, uma delícia!

Mas como conservar o feijão, podemos congelar o grão?

A resposta para esta pergunta é sim! Você pode conservar mais ainda o seu feijão congelado, inclusive o feijão cru!

Congelar feijão cru 

Para isso é só chegar com ele ao supermercado, lavar e secar a embalagem e colocar no congelador. O feijão congelado cru se mantém novo por mais tempo e, de quebra, evita os carunchos, aqueles bichinhos que aparecem dentro da embalagem quando o feijão fica guardado muito tempo no armário da cozinha.

Quando for cozinhar o feijão, não precisa fazer o descongelamento. Então, basta colocar de molho na água como faria se não estivesse congelado.

Congelar feijão cozido 

Aqui é o tradicional método de congelamento. Deixe o feijão de molho, coloque para cozinhar, refogue a quantidade que irá consumir e pronto! O restante é só colocar em pote, fracionar a quantidade que irá usar nas próximas refeições e congelar.

Congelar feijão já temperado 

Também é possível congelar o feijão já temperado, mas a única dica aqui é tomar cuidado com o tempero, pois o congelamento vai acentuar o sabor.

Quanto tempo dura feijão congelado?

Uma dica sobre o tempo de uso: para o feijão congelado cru, sempre considere a data de validade na embalagem. Já para o feijão que foi cozido, ele dura de 2 a 3 meses congelado.

O melhor é congelar o feijão apenas cozido, sem os temperos de costume. Assim, quando for refogar o feijão, ele sempre terá aquele gostinho especial de feijão que acabou de cozinhar.

Vamos agora te dar uma dica bem bacana de armazenamento de feijão.

Usando garrafa pet para conservar o feijão

Caso você precise armazenar e conservar feijão em maior quantidade e por um longo tempo, é ideal fazer isso em garrafas pet.

Vamos te passar um passo a passo. Saiba que, embora não seja tão simples, o resultado é certeiro e garantido.

Preparação da garrafa 

Lave muito bem as garrafas pet com detergente neutro e água. Para secar, elas precisam ficar ao sol, de forma que fiquem bem secas mesmo.

Álcool

Coloque álcool em uma garrafa e balance para garantir que o álcool passe por todo o interior. Em seguida, vá despejando o álcool até que ele se evapore de uma garrafa para a outra.

Coloque alho

Pegue dois dentes de alho inteiros no fundo da garrafa. Despeje a metade do grão na garrafa pet e depois insira outros dois dentes de alho. Os alhos devem estar com a casca.  

Finalização

Finalização - Reprodução Canva
Finalização – Reprodução Canva

Termine de colocar o feijão e finalize com outros dois dentes de alho. Então, dê pequenas batidinhas na garrafa, de forma que os grãos se acomodem bem. Em seguida, tampe a garrafa e guarde em um local fresco. Com este procedimento, o feijão pode durar até dois anos. Muito bacana, não é?

Ainda sobre conservação do feijão

Todo mundo já viu uns bichinhos de feijão alguma vez na vida. Eles são chamados de carunchos (como já citamos acima), mas também são denominados gorgulhos. Entretanto, tenha calma se achar um ou outro bichinho desses no feijão. Eles não são parasitas e nem podem transmitir doenças.

Os carunchos também não estragam o alimento. E para se livrar deles, é só lavar o feijão e depois deixar o grão de molho em um recipiente com água. Os carunchos irão boiar e, desta forma, podem ser facilmente retirados.

E aí? Gostou de nossas dicas de quanto tempo dura feijão congelado? Para finalizar, nos diga: qual o tipo de feijão é mais consumido na sua região? Conhece alguma receita bem diferente que usa feijão como ingrediente principal? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.