Currículo: elabore o documento profissional de maneira organizada e objetiva 

Elabore o documento profissional de maneira organizada e objetiva. Confira dicas para construir o seu currículo!

A construção do currículo do candidato deve ser feita de maneira assertiva, considerando a necessidade de direcionamento de sua trajetória profissional em longo prazo. Por isso, o currículo é um documento profissional e deve ser conceituado dessa forma quando da sua elaboração.

Currículo: elabore o documento profissional de maneira organizada e objetiva 

O currículo funciona como uma espécie de vitrine profissional. Haja vista que é uma maneira de realizar apontamentos relevantes para que receba um convite para uma entrevista de emprego que seja de seu interesse e perfil. Sendo assim, é aconselhável que elabore o documento de maneira organizada e direcionada para que evite informações desnecessárias e excessivas.

Dados pessoais

O destaque de suas informações pessoais deve ocorrer por conta da objetividade. Sendo assim, não informe números referentes ao seu RG, CPF, CNH e outros documentos. Além disso, é importante que não informe dados de filiação e não insira um volume elevado de telefones para contatos.

Objetivo

O seu objetivo deve ser claro e direto. É importante informar a sua hierarquia dentro da sua área de atuação, considerando o seu cargo. Por exemplo: auxiliar de logística; assistente de marketing digital; analista de faturamento; analista de contratos; gerente de equipe de loja etc.

Experiência profissional

Você deve realizar pequenos apontamentos referentes às suas experiências profissionais. Dessa forma, torna o currículo atrativo e objetivo. Além disso, é importante que insira as informações principais de maneira sucinta.

Escolaridade

A sua trajetória acadêmica deve ser direta. Sendo assim, é importante que você informe cursos certificados; ao passo que também deve deixar claro quais são os cursos que estão em andamento, caso estude. Dessa forma, o seu currículo será melhor aproveitado no que tange a primeira avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Priorize a ordem cronológica inversa

Não menos importante, o candidato deve considerar que o currículo precisa ser construído de maneira objetiva e em ordem cronológica inversa, ou seja, priorize os dados atualizados durante essa elaboração.

Atualize o seu Linkedin

Além disso, é aconselhável para o candidato que disponibilize o seu currículo através da plataforma online Linkedin. Haja vista que o Linkedin é uma ampla ferramenta de recrutamento e seleção, sendo um recurso válido para elevar a visibilidade do seu perfil profissional.

Faça adequações e alcance seu potencial profissional

Portanto, é importante que adapte os pontos citados e direcione sua trajetória profissional por meio de um currículo elaborado de maneira sucinta, direcionada e objetiva.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.