Qual é a importância da comunicação intrapessoal?

Saiba por que essa comunicação é tão importante.

importância da comunicação intrapessoal é muito evidente quando você para e reflete sobre o tema. Afinal, sem essa comunicação nós estaríamos fadados a, simplesmente, aceitar o que os outros acham que é bom e coerente para nós.

Por isso, neste conteúdo de hoje nós buscamos refletir e discutir sobre esse tema, a fim de criar uma visão mais profunda sobre o mesmo. Vamos lá? 🙂

Qual é a importância da comunicação intrapessoal?

A importância da comunicação intrapessoal pode ser resumida da seguinte forma: autoconsciência e capacidade de tomar decisões positivas.

Mas, o que isso quer dizer?

Bem, é através dessa “conversa consigo mesmo” que você passará a tomar ações e atitudes que beneficiem quem você é e quem você deseja ser. Ao mesmo tempo, você consegue uma rotina que garante um maior equilíbrio emocional, tendo em vista que essas “conversas” promovem o autoconhecimento.

Com essa comunicação bem apurada, nós podemos não apenas tomar decisões melhores, como também analisar aquilo que já aconteceu. É ela quem nos ajuda a entender por que erramos, onde erramos e como podemos evitar o erro no futuro.

Quais os benefícios dessa comunicação?

Os benefícios dessa comunicação são evidentes desde o primeiro momento em que ela é posta em prática. Abaixo listamos alguns deles:

  • Consciência sobre as próprias ações, entendendo os erros, acertos e tentativas.
  • Gerenciamento emocional mais qualificado, pois você aprende a escutar as suas angústias e consegue lidar com elas de uma forma mais coerente. Afinal, você também será capaz de lidar melhor com os seus limites internos.
  • Você aprende mais sobre os seus pontos fortes e fracos, conseguindo usar esse conhecimento em prol do seu crescimento pessoal e desenvolvimento.
  • Garante, inclusive, relacionamentos mais saudáveis com as outras pessoas. Isso porque, necessariamente, precisamos de um bom relacionamento com nós mesmos para podermos criar laços sociais saudáveis.
  • Promove um maior controle de si diante das situações de estresse e ansiedade, uma vez que você compreende o que sente, o que quer, o que deseja e o que tem aversão.
  • Você não permite que os outros, simplesmente, “mandem em você”, pois reconhece a sua força interna e os seus verdadeiros desejos.
  • Dentre tantos outros benefícios igualmente importantes e fundamentais.

É possível desenvolver a comunicação intrapessoal?

Sem dúvida alguma. Mas, para isso, é preciso estar disposto a desenvolver uma escuta ativa de si mesmo. Apenas dessa maneira é que você começará a conversar com o seu eu interior.

Para tanto, comece a:

  • Dar mais atenção as suas emoções, não deixando-as de lado. Mas sim, compreendendo quais são os gatilhos emocionais envolvidos com elas, e quais são as melhores formas de lidar com cada emoção vivida.
  • Fazer um plano de vida e reconhecer o seu propósito interno, para assim saber aonde você quer chegar e por que quer chegar lá.
  • Não agir diante de estímulos emocionais muito intensos, garantindo um equilíbrio mental antes de qualquer decisão importante. Isto é, você precisa dar aquela “pausa” quando estiver muito nervoso, ansioso ou estressado, antes de simplesmente dizer sim ou não para alguma coisa.
  • Praticar hábitos que viabilizem a saúde mental e o autoconhecimento, como a psicoterapia.

E você? Já começou a conversar consigo mesmo com mais carinho e atenção? Conta pra gente! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.