Qual a diferença entre conta digital e conta corrente?

O uso de uma conta corrente tem o objetivo de realizar movimentações financeiras essenciais do dia-a-dia, como o recebimento de salário. Enquanto isso, a conta digital abrange uma série de serviços bancários, incluindo a própria conta corrente.

Ainda existe muita confusão em relação aos diferentes tipos de contas em que os brasileiros colocam o seu dinheiro. De fato as que mais vem ganhando adesão são a conta corrente e as contas digitais, que se popularizaram principalmente com a expansão das fintechs. Elas podem oferecer uma série de vantagens, que variam de acordo com o perfil de cada cliente.

Com o crescimento das fintechs que ocorreu ao longo dos últimos anos, as empresas de tecnologia que oferecem soluções bancárias digitais conseguiram atrair um grande número de pessoas interessadas em entender o sistema financeiro digital e possuir contas com diversas utilidades.

Sendo assim, é muito importante entender qual a diferença entre conta digital e conta corrente antes de realmente escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.

Benefícios de uma conta corrente

A conta corrente é um serviço básico que pode conter uma série de benefícios. Por meio dela, é possível realizar uma série de transações financeiras, sendo importante avaliar qual das instituições financeiras oferecem as melhores alternativas.

Basicamente, o banco precisa do dinheiro dos correntistas para realizar o financiamento de empréstimos para terceiros e, por conta disso, ter uma maior quantidade de clientes é muito importante para a instituição, mesmo para aquelas que fornecem serviços gratuitos.

De forma geral, a conta corrente é uma boa opção para aquele cliente que deseja fazer movimentação de dinheiro em seu cotidiano, assim como para receber o salário e outros ganhos.

Além disso, esse tipo de conta pode ser conjunta ou individual. Também é possível realizar saques e depósitos, porém sempre seguindo conforme as normas que forem pré-definidas para cada operação.

Em resumo, uma vez que se tenha uma conta corrente, é possível realizar estes serviços:

  • Fazer saques e depósitos;
  • Usar o Internet Banking para a consulta de extratos, transferência de dinheiro e pagamento de contas.

Benefícios de uma conta digital

Uma conta digital, por sua vez, também pode operar como uma conta corrente, desde que atenda às resoluções do Banco Central do Brasil. De acordo com as normas, os bancos devem oferecer um pacote de serviços básicos de conta corrente para qualquer um de seus clientes, tornando-os isentos de grande parte das tarifas.

As contas digitais surgiram com a proposta de eliminar a burocracia que tomava conta da maior parte do sistema financeiro no país, e assim, oferecer uma maior autonomia aos clientes.

Quando se realiza a abertura de uma conta digital, o cliente terá o número de uma agência e também de conta. Ele terá a opção de realizar TEDs, DOCs e na maioria dos bancos digitais o Pix é totalmente gratuito, exceto em casos específicos para pessoas jurídicas.

Como funciona uma conta corrente digital?

A conta corrente digital funciona praticamente como uma fusão direta que ocorre entre as duas modalidades. A prioridade está nos serviços online, porém também pode contar com os serviços presenciais do banco.

Alguns dos serviços comuns que estão presentes em uma conta corrente são: extratos, pagamentos, transferências, cartão de débito e crédito. Outra característica muito importante a ser avaliada nesse modelo digital é a privacidade, onde o próprio cliente é quem trata de coordenar todas as suas operações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.