Quais são as maneiras de solicitar um benefício no INSS?

Aqueles que desejam solicitar um benefício podem contar com meios digitais e, em alguns casos, recorrer ao Poder Judiciário.

Em diversos casos o trabalhador brasileiro pode ter direito a um benefício no INSS (Instituto Nacional de Segurança Social). Assim, para poder solicitar o interessado pode contar com diferentes ferramentas. O mais comum é que estes se direcionem às agências do Instituto para dar entrada no pedido. Contudo, até mesmo esta opção requer um agendamento digital.

Além disso, com a pandemia da Covid-19, muitas agências ficaram fechadas com o objetivo de conter a dissiminação do vírus. Desse modo, surgiram alternativas digitais para atender os segurados. Portanto, o site e aplicativo Meu INSS, que já existia, ganhou uma importância ainda maior nas atividades do Instituto.

Por fim, ainda, existem casos em que se faz necessário acionar o Poder Judiciário para garantir os direitos do contribuinte. No entanto, antes disso, é necessário cumprir com alguns requisitos básicos. Por isso, aquele que deseja prosseguir com um pedido de benefício no INSS deve se informar sobre as melhores maneiras de fazê-lo.

O trabalhador pode utilizar os meios digitais

Já fazem quatro anos que o INSS conta com a opção digital para seus serviços. No entanto, no contexto de pandemia no qual o distanciamento social é crucial, meios remotos ficaram ainda mais importantes.

Desse modo, aqueles que desejam prosseguir com um agendamento de perícia médica ou solicitação de benefício, por exemplo, devem consultar o site ou aplicativo Meu INSS. Assim, é importante conferir se, de fato, o interessado cumpre com todos os requisitos mínimos dos programas.

Então, o pedido poderá ocorrer pela internet ou, também, pelo telefone. Neste caso, o interessado poderá contar com a Central de Atendimentos pelo número 135.

Além disso, ao realizar uma solicitação pela internet, o trabalhador também deve se lembrar que é necessário comprovar todos os critérios do programa. Portanto, este já deve reunir documentos como carteira de trabalho, carnês de contribuição e extrato analítico do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por exemplo, a depender do benefício.

Passo a passo para pedir um benefício na internet

Para conseguir pedir um benefício pelo INSS, o interessado deve:

  • Primeiramente, realizar um cadastro no site ou aplicativo Meu INSS. A plataforma irá solicitar documentos de identificação, assim, o usuário deverá anexá-los por meio de fotos.
  • Caso o trabalhador já tenha cadastro no site, deverá realizar login com CPF e senha.
  • Então, será necessário clicar na opção “Agendamentos/Solicitações”.
  • Depois, basta optar por “Novo requerimento”.
  • Assim, o usuário precisará escolher o benefício que deseja solicitar dentre todas as opções disponíveis e, em seguida, selecionar “Atualizar”.
  • A plataforma irá apresentar todos os dados do usuário, momento em que é importante conferir as informações e atualizá-las, se necessário. Depois, clique em “Avançar”.
  • Agora é hora de responder as perguntas do sistema. Com tudo respondido e conferido, clique em “Próximo”.
  • O usuário deverá enviar diversos documentos por meio de arquivos digitais para, então, finalizar.
  • Com a solicitação finalizada, é importante anotar o número de protocolo para conseguir ter acesso ao andamento do processo.

Como consultar a situação do pedido?

Depois de entrar com a solicitação do benefício, é a hora do INSS conferir se o trabalhador realmente tem direito aos valores. Portanto, o Instituto disponibiliza o andamento da análise em sua plataforma digital. Dessa maneira, o requerente poderá conferir se conseguiu ou não.

Veja como consultar o andamento de sua solicitação:

  • Antes de tudo, o requerente deve realizar login no site ou aplicativo do Meu INSS.
  • Depois, é necessário clicar em “Meus Benefícios”. Nesta página, então, será possível visualizar todos os benefícios que o trabalhador já solicitou, inclusive aqueles que já recebe atualmente.

Quais são os possíveis resultados?

Ao entrar no benefício que deseja verificar, o usuário poderá encontrar os possíveis resultados:

  • Habilitado, ou seja, o trabalhador realizou a solicitação do benefício com os documentos necessários, portanto, tem a habilitação para que o INSS analise o pedido.
  • Deferido, o que significa que o receberá os valores.
  • Indeferido, ou seja, o INSS não irá conceder o benefício.

Além disso, na mesma plataforma, o trabalhador também consegue entender os motivos do indeferimento, caso este tenha ocorrido. Assim, se for alguma falta de documento, por exemplo, pode ser positivo, já que significa que o trabalhador pode corrigir o que estava errado.

Quando recorrer à Justiça?

Antes de qualquer coisa, o trabalhador deve buscar o INSS de forma administrativa, ou seja, pelos meio que o próprio Instituto oferece. Contudo, caso não consiga o benefício dessa maneira, existem alguns casos que possibilitam a atuação do Poder Judiciário.

De acordo com uma pesquisa do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), os benefícios por incapacidade são os que mais conseguem sucesso por meio de um processo judicial. Nesse sentido, o estudo considerou decisões judiciais de 2015 a 2019.

Desse modo, é possível observar que isso acontece visto que, durante um processo, utiliza-se de métodos comprobatórios mais detalhistas. Dentre eles, inclusive, estão as perícias judiciais.

Além disso, neste momento, o juízo analisa mais do que apenas a ocorrência ou não da doença no trabalhador. Aqui, portanto, avaliam-se, também, fatores como situação financeira, o grau de escolaridade e se trata-se de um segurado idoso, por exemplo.

Ademais, caso considere necessário, o juízo também pode requerer uma perícia no local de trabalho. Assim, é possível verificar se existem situações de insalubridade ou periculosidade. Isto é, ambientes ou atividades que oferecem perigo à saúde ou à vida do trabalhador, de forma resumida. Portanto, estes dados podem ser importantes na concessão de uma aposentadoria por invalidez.

Como entrar com um processo judicial?

O trabalhador apenas deve procurar um advogado ou a Defensoria Pública, que oferece o serviço de forma gratuita, se não tiver deferimento do INSS.

É importante lembrar que o INSS é um órgão federal, portanto, a maioria dos processos  contra ele será na Justiça Federal. Logo, aquele que busca a Defensoria Pública deve procurar também a de caráter federal.

Por fim, existem casos em que o processo pode ser no JEF (Juizado Especial Federal), onde o andamento é mais rápido e não é necessário advogado. Contudo, o auxílio desse profissional pode ser essencial para muitos trabalhadores que não possuem conhecimento na área.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.