Quais licenças a CLT me garante? Conheça seus direitos

Trabalhadores que atuam com a carteira assinada têm direitos que nem conhecem. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante uma série de licenças remuneradas.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um documento que regulamenta o trabalho formal no país e define regras sobre como devem funcionar as relações no ambiente laboral. No entanto, mesmo com tanta importância poucos trabalhadores sabem sobre os seus direitos.

Um exemplo disso é a possibilidade de se afastar do trabalho sem ter o pagamento do salário mensal afetado. Isso ocorre através das licenças garantidas por lei, todavia, pouquíssimas são conhecidas pelos cidadãos que trabalham com a carteira assinada.

 

Conheça as licenças que os trabalhadores têm direito

Licença maternidade

Essa é uma das mais conhecidas, principalmente pelo público feminino. A licença maternidade dá o direito à falta pelo período de até 120 dias com o recebimento regular do salário durante o tempo de afastamento.

 

Licença paternidade

Conforme a lei, o pai tem o direito de receber a licença paternidade, que permite que o afastamento por até cinco dias em casos de nascimento da criança. Diferente da licença maternidade, o homem só terá direito a 120 dias de falta em casos de adoção quando a mãe não pedir a sua licença, ou quando for pai solo.

 

Licença médica

Antes de qualquer coisa, para garantir essa licença será necessário apresentar um atestado médico. O período estabelecido de afastamento é de até 15 dias. Em casos superiores ao período mencionado, será preciso entrar com pedido do auxílio-doença no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Licença por óbito

A CLT também prevê a licença por óbito, ou licença nojo, como também é conhecida. Quando um familiar próximo ao trabalhador, como cônjuge, irmãos e pais, venha a falecer, é possível ter até dois dias de afastamento pelo luto.

 

Licença casamento

Não diferente, quando o trabalhador se casa, por lei, é concedida a ele a licença casamento, que garante a falta remunerada por até três dias.

 

Licença para serviço militar

Por fim, o trabalhador que for convocado para prestar serviço militar obrigatório também tem direito a uma licença. No entanto, ele terá que escolher entre receber o salário pago pelo empregador ou o benefício disponibilizado durante o serviço.

De acordo com a lei, o prazo máximo para esse tipo de licença é de 90 dias e, em casos de retorno ao trabalho, a empresa deve ser avisada com dois meses de antecedência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.