Século XIII: entenda quais foram os principais eventos que marcaram o período
O século XIII foi um período muito importante que fez parte da Idade Média. Os acontecimentos relevantes da época fazem com que eventos desse período apareçam uma grande frequência nas principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa maneira, para que você possa alcançar um bom desempenho nas suas provas de história, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre os principais eventos do século XIII. Confia!
Qual a importância dos principais eventos do século XIII?
Você sabia que uma das estratégias mais eficazes para resolver uma questão de história em um vestibular, ENEM ou concurso, é criar uma espécie de linha cronológica em sua mente? Isso mesmo! Por meio dessa estratégia você será capaz relacionar os diversos eventos do período entre si, entendendo de que forma eles contribuíram para ocasionar aquele que está sendo abordado na sua questão.
E é justamente por esse motivo que o texto de hoje trouxe um resumo completo com os principais eventos do século XIII. Você poderá usar esse resumo para revisar os eventos e observar as relações que eles possuem entre si.
Qual foram os eventos mais relevantes do século XIII?
Um dos eventos mais marcantes do século XIII foi o início da Quarta Cruzada, que resultou na criação do Império Latino e permitiu que os cruzados dominassem Constantinopla (que estava sob domínio dos árabes) no ano seguinte.
Em 1209, a Cruzada contra os cátaros começou para combater o catarismo, corrente de pensamento considerado uma heresia Em 1213, o Papa Inocêncio III convocou o Quarto Concílio de Latrão, que se tornou o maior concílio de toda a Idade Média. Em 1215, o rei inglês João Sem Terra assinou a Magna Carta, consolidando a limitação dos poderes dos monarcas ingleses.
Em 1244, terminou a “cruzada albigense”, que resultou na morte de mais de 200 pessoas que faziam parte dos grupos dos cátaros. Em 1258, aconteceu a queda do califado Abássida, com a destruição de Bagdá. Em 1273, a dinastia Habsburgo assumiu o comando do Sacro Império Romano-Germânico.
Outros eventos relevantes do século XIII incluem a fundação do Império do Mali no continente africano em 1235, a criação da Inquisição em 1233 e a chegada de Marco Polo na China em 1275. Em 1222, a Querela das Investiduras, que havia começado em 1075, foi resolvida por meio da Concordata de Worms.
De uma forma geral, podemos dizer que o século XIII foi marcado por importantes eventos que influenciaram de forma decisiva a história mundial. É importante que os estudantes entendam esses eventos e como eles se relacionam entre si para garantir um bom desempenho nas principais provas do país.
Principais eventos do século XIII: a lista
Para facilitar, separamos também uma lista em tópicos com os principais eventos do século XIII para que você compreenda o assunto e uma vez por todas. Confia!
- 1202: início da Quarta Cruzada
- 1206: Gengis Khan cria o Império Mongol
- 1209: São Francisco de Assis funda a Ordem dos Frades Menores
- 1213: o Papa Inocêncio III convoca o Quarto Concílio de Latrão, o maior concílio de toda a Idade Média
- 1217: início da Quinta Cruzada
- 1218: Frederico II se torna imperador do Sacro Império Romano-Germânico
- 1222: a Querela das Investiduras, iniciada em 1075, é resolvida por meio da Concordata de Worms
- 1233: a Inquisição é criada
- 1248: início da Sétima Cruzada
- 1258: ocorre o fim do califado Abássida, com a destruição da capital Bagdá
- 1260: Kublai Khan se torna imperador do Império Mongol
- 1270: fim da Oitava Cruzada
- 1273: a dinastia Habsburgo assume o comando do Sacro Império Romano-Germânico
- 1291: fim da Nona e última Cruzada
- 1299: criação do Império Turco-Otomano