Querela das Investiduras: disputas entre o Imperador e o Papa

A Querela das Investiduras: um resumo para as provas

A Querela das Investiduras foi um importante conflito entre o Imperador do Sacro Império Romano Germânico, também conhecido como SIRG, e o papa.

O conflito é explorado por muitas questões de vestibulares devido às suas especificidades e consequências. Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características da Querela para responder essas perguntas com tranquilidade.

A Querela das Investiduras: Definição

A Querela das Investiduras foi um conflito pelo controle das Investiduras que envolveu a Igreja Católica. Os embates aconteceram no Sacro Império Romano Germânico (SIRG), entre os anos de 1075 e de 1122.

A Querela das Investiduras: Gregório VII

Na Idade Média, era comum observar os poderes da igreja e dos nobres terem interesses compartilhados e administrados entre as partes. Porém, no Sacro Império Romano Germânico o contrário poderia ser observado. Isso porque, os nobres e os membros do clérigo possuíam uma relação conflituosa desde o século X, e que apenas piorou no período que se inicia em 1075, século XI, e acaba no ano de 1122, século XII. O principal motivo do aumento dessas divergências é a crise na Igreja e a consequente interferência do Império nessa instituição.

Os padres da abadia de Cluny na França se posicionaram a favor de um processo de reformas para que a Igreja tivesse mais autonomia. Isso porque, no século XI, em que se passa o conflito, o SIRG possuía o direito de nomear os bispos e os papas, interferindo diretamente na Igreja Católica.

O papa Nicolau II criou o Colégio dos Cardeais e esse colégio elegeu Gregório VII, membro da Ordem Cluny, para o comando da Igreja, ou seja, para ser papa. A primeira atitude de Gregório foi proibir a monarquia de indicar membros para cargos religiosos.

A Querela das Investiduras: Os embates

Porém, essa atitude gerou descontentamento entre os membros do Sacro Império. Assim, Henrique IV, imperador do SIRG, ignorou a ordem e elegeu novos bispos, que agiriam sob seu comando, com o objetivo de anular o poder de Gregório VII.
Ao descobrir o que havia sido feito, o papa excomunga Henrique e retira os bispos germânicos que estavam sob seu comando.

A Querela das Investiduras: O perdão

Após as determinações do papa, Henrique vai até Canossa, cidade onde estava o papa, para implorar por perdão. O imperador passa três dias ajoelhado na neve, sem receber comida ou água.
Após o período, Gregório VII concede o perdão. Porém, mesmo depois desse episódio, diversos embates entre o Império e a Igreja continuam acontecendo.

A trégua só é finalmente estabelecia no ano de 1122, com a assinatura do documento denominado Concordata de Worms, que estabelecia limites para o poder do Imperador e da Igreja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.