Terminei a faculdade, e agora? O que fazer?

Terminei a faculdade, e agora? O que fazer diante disso?

Todos os dias, milhares de egressos fazem este mesmo questionamento. Diante de um mercado de trabalho tão concorrido, fica difícil saber como agir logo depois de se formar.

Além disso, as inseguranças e a falta de preparo também podem ser as causas dessas dúvidas.

Considerando isso, fizemos este breve conteúdo com algumas dicas que poderão lhe auxiliar. Acompanhe.

Terminei a faculdade, e agora?

“Terminei a faculdade, e agora?”. Se este é o seu questionamento constante, você sabe o quanto o próximo passo pode ser bem difícil. Mas ele não é impossível.

Com um preparo adequado e uma pesquisa de mercado você já poderá traçar um caminho muito promissor. Veja como:

1- Pesquise sobre as possibilidades disponíveis no mercado de trabalho

O primeiro passo é o mais óbvio: pesquisar as possibilidades disponíveis no mercado de trabalho atual.

Analise quais são cargos em aberto e quais habilidades requeridas neles. Em algumas situações, você poderá se deparar com a necessidade de uma pós-graduação ou especialização. Fique atento a essas necessidades.

2- Trabalhe de maneira autônoma/freelance

Para começar a sua carreira, você também pode atuar como autônomo ou freelancer. Em ambos os casos, inclusive, é possível que você se torne um Microempreendedor Individual, abrindo o seu próprio negócio e empreendendo na sua localidade.

É claro que tudo depende de quanto você está disposto a investir no começo, mas se você se pergunta “terminei a faculdade, e agora?”, sabe o quanto essas alternativas podem ser valiosas.

3- Preste concurso público na sua área

Prestar concurso público também pode ser uma boa alternativa. Assim você já consegue se consolidar no mercado de trabalho e passa a adquirir muitas experiências sobre a sua área de atuação.

Foque, nesse momento, em estudar o edital dos concursos, a fim de se preparar da melhor maneira possível. Organize-se.

4- Busque por estágios ou programas de trainee

Ninguém precisa (e nem é capaz) de começar do topo. É necessário começar a carreira de uma forma equilibrada e de acordo com as experiências que vão sendo adquiridas. Para isso, nada melhor do que participar de um programa de trainee ou de um estágio.

Em ambas as situações você terá a chance de absorver muitos conhecimentos e habilidades, ficando ainda mais preparado para o seu futuro.

É claro que a impaciência pode surgir nessa etapa, mas lembre-se de que a carreira é como uma escadinha que devemos subir, pouco a pouco, todos os dias.

5- Desenvolva o seu networking todos os dias

Procure estar sempre por perto de profissionais e de pessoas que possam agregar em algo. Assim, você consegue desenvolver o seu networking de uma forma muito mais interessante.

Esses contatos são primordiais na hora de construir uma carreira sólida; encontrar bons parceiros de trabalho e conquistar vagas interessantes.

Por isso, esteja presente em eventos profissionais, conheça novas pessoas e trabalhe a sua imagem profissional sempre que possível. Todos esses detalhes são de suma importância para você finalmente encontrar uma resposta para a pergunta: terminei a faculdade, e agora? 

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.