Prova de vida 2022: beneficiário deve realizar no mês do aniversário

A prova de vida deve voltar somente em 2022, mas uma portaria já trata sobre o assunto. De acordo com a norma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o beneficiário deve voltar  a fazer a comprovação no mês do seu aniversário.

Para quem não fez a prova de via desde novembro de 2020, o INSS já divulgou o novo calendário que prevê a obrigatoriedade em 2022. Quem vem fazendo as comprovações nas datas previstas, não precisa realizar o procedimento duas vezes.

Quem não realizar o procedimento em 2022 pode ter o benefício suspenso, mas para reverter a decisão basta ir ao banco na qual recebe e realizar a prova de vida. Feito o procedimento a liberação do benefício deve acontecer na mesma hora.

O que é a prova de vida?

A prova de vida é uma exigência anual para quem recebe um ou mais benefícios do INSS. Com ela, o segurado comprava que está vivo e que de fato o benefício deve continuar ser pago.

A prova de vida é realizada nos bancos na qual o segurado recebe o benefício. Um projeto prevê a realização a realização do procedimento de maneira online e por identificação facial. Porém este tipo de comprovação só foi possível para alguns dos beneficiários, como pessoas que tem cadastro biométrico, seja com a carteira de motorista ou título de eleitor. Isso porque o aplicativo usa a base de dados da Justiça Eleitoral e do Departamento de Trânsito (Detran).

Veja também: Como fazer a prova de vida pelo celular 

É possível ainda realizar a prova de vida por meio da biometria, nos Caixas Eletrônicos da Caixa. Em caso de dúvida, é importante chamar um funcionário da agência e não aceitar ajuda de estranhos.

Para aqueles beneficiários que tem mobilidade reduzida ou mais de 80 anos, o instituto dá direito a realização do procedimento em casa.  Para isso é preciso, agendar a visita por meio do central 135 e pelo aplicativo Meu INSS.

Calendário 2022

Confira abaixo o prazo máxima para quem não realizou o procedimento desde o ano de 2020.

Mês originalPrazo final
Novembro/20 a junho/2021janeiro 2022
Julho e agosto/2021fevereiro 2022
Setembro e outubro/2021março 2022
novembro e dezembro 2021abril 2022
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.