PROUNI 2023/2: está aberto prazo para manifestar interesse na Lista de Espera

O Ministério da Educação (MEC) começa a receber nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, as manifestações de interesse na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2023/2. De acordo com o cronograma, o prazo para manifestar interesse segue aberto até amanhã (15).

A lista de espera do ProUni 2023/2 visa o preenchimento das vagas que não foram ocupadas por participantes que não complementaram as informações para efetivação das bolsas. 

Segundo as regras do edital, podem indicar interesse em continuar na disputa por uma bolsa através da lista de espera os candidatos que se inscreveram no ProUni, mas não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares já divulgadas. Desse modo, a lista de espera é uma segunda chance para esses estudantes. 

Como participar da lista de espera?

Para participar da lista de espera o estudante deve obrigatoriamente manifestar interesse. O procedimento deve ser feito de forma virtual, exclusivamente por meio do site do ProUni. É necessário fazer login no sistema com as credenciais do gov.br.

De acordo com o cronograma, o MEC deve liberar o resultado da lista de espera no dia 18 de agosto. Os candidatos pré-selecionados na lista de espera devem complementar as informações entre os dias 21 e 28 de agosto nas instituições de ensino para qual foram aprovados. A comprovação é etapa obrigatória para garantir a vaga. 

Sobre o ProUni 2023/2

O ProUni é um programa do Governo Federal que oferta bolsas de estudo para o ingresso de jovens estudantes no ensino superior em instituições privadas de todo o país. Nesse sentido, o MEC seleciona estudantes para a concessão de bolsas parciais e integrais, com 50% e 100% de desconto respectivamente.

Ao todo, essa edição do programa recebeu inscrições de 224.243 candidatos. A maioria dos participantes inscritos é mulher. Segundo o MEC, 152.434 dos inscritos são mulheres, totalizando 69, 98%, enquanto apenas 32, 02% (72,809) são homens.

De acordo com os dados do MEC, estão sendo ofertadas 276.566 bolsas no ProUni 2023/2. Do total das bolsas, 15.530 são integrais e 61.036 parciais. 

PROUNI 2023: Resultado da 1ª chamada é divulgado pelo MEC; veja notas e desempenho
Os estudantes não aprovados na 1ª e 2ª chamadas do ProUni devem manifestar interesse na lista de espera até amanhã (15). Imagem: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Processo de seleção

Para a classificação dos candidatos, a pasta usou as notas das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesse sentido, somente os estudantes que fizeram o Enem 2021 e/ou o Enem 2022 puderam se inscrever.

Além disso, o edital do ProUni estabeleceu como pré-requisito a nota mínima de 450 pontos na média geral das notas do Enem e nota acima de zero na prova de redação. Os estudantes que participaram do Enem na condição de “treineiros”, independentemente da nota obtida, não puderam se inscrever no ProUni.

Conforme as regras do ProUni, há também critérios de renda para a concessão das bolsas. Nesse sentido, para a bolsa integral, o MEC exige renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo per capita. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos per capita.

Além disso, para participar do ProUni, é preciso se enquadrar em um dos seguintes grupos:
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio em instituição privada como bolsista;
  • Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com ou sem bolsa);
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Acesse o edital do ProUni para mais detalhes.

Leia também Inep divulga as cartilhas do participante do ENCCEJA 2023 para ensino fundamental e médio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.