ProUni 2022/1: MEC libera resultado da lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta quinta-feira, dia 7 de abril, o resultado da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022/1. Desse modo, os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera já podem consultar o resultado no Portal do ProUni.

De acordo com o cronograma, os candidatos pré-selecionados na lista de espera devem comprovar as informações dadas no ato de inscrição a partir desta sexta-feira, dia 8 de abril. Os candidatos devem ir às instituições para as quais foram aprovados para apresentar os documentos exigidos até o dia 13 de abril.

Puderam participar da lista de espera do ProUni 2022/1 os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas regulares. Além disso, os candidatos selecionados em uma das chamadas que perderam a vaga por não formação de turma também puderam manifestar interesse na lista de espera. 

De acordo com o MEC, os candidatos que não conseguiram bolsa nesta primeira edição do programa terão mais uma chance por meio do edital de bolsas remanescentes. A pasta deve publicar o edital em breve. Para as bolsas remanescentes serão aceitas as notas do Enem de 2010 a 2021.

Como foi o Prouni 2022/1?

Segundo dados do MEC, o Prouni 2022/1 contou com a oferta de 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais. A pasta informou que as bolsas são para 19.584 cursos de graduação de 1.085 instituições particulares de ensino superior.

A seleção foi feita excepcionalmente a partir das notas das duas últimas edições do Enem. Puderam se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2020 ou o Enem 2021 e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos de média das notas e nota acima de zero na prova redação.

O Prouni exige renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo per capta para as bolsas integrais, e de até três salários mínimos per capta para a bolsa parcial. No entanto, há exceção para os professores de ensino básico da rede pública que podem participar do Prouni sem a obrigação da comprovação de renda.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFAM publica os desempenhos individuais da 1ª e 2ª etapas do PSC 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.