Prouni vai considerar as notas das duas últimas edições do Enem

O Programa Universidade para Todos (Prouni) vai considerar as notas das duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a pré-seleção de estudantes, conforme estabelece portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Até a portaria entrar em vigor, o Prouni utilizava apenas a nota da última edição do Enem. Portanto, somente o desempenho do Enem 2021 poderia ser usado neste ano. Com a ampliação, os interessados em participar do Prouni 2022 poderão usar também as notas do Enem 2020.

O Prouni é um programa por meio do qual o Governo Federal promove o acesso ao ensino superior com bolsas de estudo. Através das notas do Enem, os estudantes podem concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

A alteração estabelecida na portaria valerá já para a seleção do primeiro semestre. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida considera as consequências da pandemia da Covid-19, que causou atrasos nas últimas edições do Enem. Além disso, a medida visa também reduzir a ociosidade de bolsas existentes.

Confira a portaria na íntegra.

Datas do Prouni 2022/1

O período de inscrição do primeiro processo seletivo deste ano será de 22 a 25 de fevereiro, de modo que a 1ª chamada do Prouni 2022/1 está prevista para o dia 2 de março. Os candidatos pré-selecionados devem comprovar as informações, principalmente de renda, junto às universidades para as quais forem aprovados entre os dias 3 e 14 de março.

Já a 2ª chamada está prevista para o dia 21 de março, com comprovação de informações da 2ª chamada no período de 21 a 29 de março. Acesse o edital para conferir o cronograma completo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também ONHB 2022 recebe inscrições para a sua 14ª edição até o dia 22 de abril; confira detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.