Entrevista de emprego: alcance o seu potencial competitivo no mercado de trabalho

Alcance o seu potencial competitivo no mercado de trabalho através da sua postura durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

É possível que o candidato consiga alcançar o seu potencial competitivo no mercado de trabalho através de um devido direcionamento do seu comportamento durante uma entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: alcance o seu potencial competitivo no mercado de trabalho

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga se direcionar e elevar as suas chances de sucesso profissional. Por isso, é pertinente que o candidato consiga demonstrar a sua capacidade para que não fique aquém do seu objetivo de carreira. 

Fale sobre os seus pontos fortes de forma estruturada

Na condição de candidato, é importante que você tenha clareza sobre  situações das quais você se recorda em seus empregos anteriores. Sendo assim, você pode corroborar seus pontos fortes direcionando-os através de narrativas concretas sobre a sua postura; proatividade; liderança de equipe; senso de urgência; análise de metas; facilidade de comunicação; argumentação para vendas etc.

Leve soluções para os seus pontos fracos

Além disso, também é relevante que o candidato tenha clareza sobre os seus pontos pessoais que requerem melhorias. Sendo assim, fale sobre situações das quais você reconhece que precisa melhorar, porém, apresente a solução. Por exemplo, você pode falar que possui dificuldade para falar para um público maior, como dar uma palestra, por exemplo. Entretanto, pretende realizar um curso que melhore a sua comunicação. Visto que você sabe que precisa se comunicar assertivamente.

Certamente, esses pontos são relevantes para que o candidato consiga falar sobre suas qualidades e defeitos de uma forma natural. Além disso, é importante também que se atente a sua postura, no que diz respeito ao seu comportamento durante o processo de recrutamento e seleção.

Adote uma postura positiva 

Leve para a entrevista de emprego situações relevantes e evite gesticular excessivamente, falar de maneira muito rápida e cruzar os braços, por exemplo.

Adapte essas dicas 

Todos esses pontos são completamente adaptáveis à sua situação, nível hierárquico, objetividade e outras particularidades. Entretanto, é primordial que você se atente a construção da sua postura, já que todos os pontos transmitem uma linguagem não verbal que deve ser positiva.

Apresente o seu currículo de forma direcionada durante a entrevista de emprego

Além disso, é importante que você tenha clareza de que recebeu um convite para uma entrevista de emprego devido ao seu currículo ser atrativo para a organização. Por isso, conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação do seu currículo e não como um julgamento pessoal, de modo que você não adote um comportamento autossabotador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.