Como promover a saúde na escola?

Professor, você sabe como promover a saúde na escola? Quer encontrar alternativas que possam ajudar na hora de incentivar uma vida mais saudável para os seus alunos? Então não deixe de conferir as nossas sugestões de hoje.

O intuito deste texto é lhe dar alguns direcionamentos que podem ser usados no dia a dia na escola. Queremos oferecer considerações que incentivem os seus alunos na hora de cuidarem da saúde e do bem-estar. Confira!

Como promover a saúde na escola?

Existem diversas ferramentas e ações que podem ser colocadas em prática na hora de promover a saúde na escola. Algumas podem ser mais simples, enquanto outras exigem uma postura mais ativa do professor e de outros profissionais da educação. Abaixo trouxemos algumas dessas ideias que podem ser incluídas na rotina escolar. Inspire-se:

1. Campanhas de conscientização sobre saúde mental

As campanhas de conscientização sobre saúde mental podem ser bem funcionais e interessantes. Você pode investir em rodas de conversa sobre temas relevantes de saúde mental, como transtornos mentais, por exemplo. Além disso, pode divulgar cartazes e até mesmo trabalhos dos alunos sobre esses temas.

Afinal, o conhecimento pode ser uma excelente ferramenta para lidar com a nossa saúde de uma forma mais equilibrada, concorda?

2. Visita e palestras de profissionais da saúde

Convidar profissionais da saúde, das mais diversas áreas, para conversar com os alunos sobre temas importantes também é uma boa ideia. Por exemplo, você pode convidar um dentista para conversar sobre saúde bucal. Além disso, pode convidar um nutricionista para conversar sobre a alimentação adequada, e assim por diante.

3. Incentivo às práticas de higiene

O incentivo às práticas de higiene também deve acontecer para promover a saúde na escola. Você pode incentivar a escovação depois das refeições, por exemplo, sempre supervisionando os alunos mais novos nesse momento, para que seja possível garantir uma higiene mais adequada.

Além disso, incentive essas práticas para além da escola, ensinando os benefícios do banho, além de apresentar informações das melhores maneiras de manter a higiene sempre em dia.

4. Incentivo aos hábitos saudáveis de sono e alimentação

Além de incentivar as práticas de higiene, considere conversar com os seus alunos sobre os cuidados com o sono e com a alimentação. Lembre-se apenas de adequar a sua linguagem à idade das crianças, visando oferecer a elas um suporte adequado para que a compreensão realmente aconteça.

5. Atividades que incentivam o esporte e as práticas de atividades físicas

Que tal investir em mais atividades ao ar livre? Que tal apostar em pesquisas e projetos voltados aos esportes? Esses dois questionamentos podem lhe ajudar na hora de desenvolver uma prática de atividade física com os alunos. Consequentemente, torna-se possível promover a saúde na escola, uma vez que se luta contra o sedentarismo.

6. Cuidar do ambiente escolar

Por fim, considere cuidar do ambiente escolar para sempre mantê-lo limpo, arejado, bem iluminado e cuidado. Afinal, o espaço de estudo precisa ser adequado para manter o foco e a concentração das crianças, ao mesmo tempo em que oferece mais suporte para o mantimento da saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.