Projetos e a Adaptabilidade do Plano de Negócios
Empreendedorismo atual e o plano de negócios
O empreendedor na atualidade precisa planejar seus projetos e o seu negócio em todas as vertentes. Por isso, os planejamentos empresariais precisam ser acompanhados e direcionados assertivamente.
Ao realizar um planejamento estratégico é necessário considerar a situação atual do negócio, bem como, seu objetivo. Por isso, um plano de negócios pode ser feito através da missão, visão e valores da empresa e amparado por sua cultura adaptada ao mercado atual.
Isso porque no mercado atual, tudo muda o tempo todo e essa volatilidade precisa ser considerada pelas empresas no momento de elaborar suas estratégias.
Adaptabilidade, foco e objetivos
No entanto, os objetivos da gestão devem ser considerados no momento de adaptar a empresa às mudanças. Sendo assim, a adaptabilidade e foco são complementos e não oposições.
Para elaborar um planejamento, de forma sucinta, é necessário que tenha um objetivo, bem como, que tenha feito um mapeamento sobre a real necessidade quanto a essa implementação.
Além disso, a gestão deve ter clareza sobre qual é o benefício que tal planejamento trará para a empresa. Feito isso, poderá direcionar esse projeto dentro de um planejamento estratégico.
Valor e direcionamento de recursos
No entanto, é necessário entender qual é o valor em custo desse projeto, quem será a pessoa responsável e o prazo para a finalização.
Por exemplo, se esse projeto levar muito tempo, corre o risco de se tornar obsoleto, pois pode ser algo que entre em desuso quando de sua finalização. Isso porque o mercado atual está sempre inovando, principalmente em fatores tecnológicos. Por isso, todas as vertentes devem ser analisadas para que a gestão da empresa aprove uma implementação.
Dessa forma, a gestão evita perdas financeiras e de vários outros recursos, como tempo de mercado e direcionamento das pessoas.
Impacto holístico e na rotina durante a implementação de um projeto
Além disso, cabe analisar o impacto holístico de um projeto. Sendo assim, o plano de negócios também pode ajudar a entender a situação, a necessidade e o ganho para todos dentro de um projeto.
Por exemplo, implementar um sistema de Inteligência Artificial que integre as informações pode ser positivo. Já que a empresa ganha o benefício de eliminar etapas desnecessárias de processos e melhorar o repasse de informações entre as áreas.
No entanto, isso só será viável se esse projeto não demorar muito e não ocasionar falhas na rotina das áreas, enquanto estiver sendo implantado. Por isso, por melhor que seja uma ideia, ela deve ser planejada e a gestão deve acompanhar o plano de negócios, considerando todos os fatores.