Projeções de preços de gás natural e negociação em hubs

Confira as projeções de preços de gás natural e as informações sobre a negociação em hubs, de acordo com o PDE 2031. Saiba mais!

Os preços abaixo do Break-Even Nacional desestimulam a produção de gás natural. Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, o GNL continuará com valores competitivos no mercado global, porém deve incluir custos de frete e regaseificação para que seja internado no mercado nacional.

Projeções de preços de gás natural e negociação em hubs

Além disso, há dúvidas quanto às novas fórmulas de precificação no GASBOL, podendo seguir cestas de óleo (indexação observada historicamente) ou se basear na competição gás-gás frente ao GNL importado, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

As correntes de gás natural provenientes de diversas fontes serão gradualmente negociadas em hubs, compondo a base de oferta e influenciando os preços de venda, que irão convergir para valores regionais e nacionais, informa o documento oficial do MME.

Negociação em hubs: mais ofertas

A negociação em hubs irá promover o acesso dos clientes finais a um portfólio diversificado de oferta, com diferentes critérios de prazo, flexibilidade e volume, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Preços de gás natural e o NMG

Com o Programa Novo Mercado de Gás (NMG), espera-se que cada vez mais agentes possam acessar o mercado, trazendo ao setor: 

  • Maior eficiência na distribuição, reduzindo este custo
  • Maximização do uso da malha de transporte, menores tarifas
  • Valor da molécula seguindo a lógica da competição gás-gás
  • Maior segurança nos preços, com menor influência do Brent 

Foram estimadas três trajetórias de preços ao consumidor final:

  • Trajetória de alta, considerando a continuidade da competição gás-óleo, com indexação ao Brent;
  • Trajetória de referência, considerando a negociação em hubs e competição gás-gás;
  • Trajetória de baixa, considerando negociação em hubs, competição gás-gás e maior eficiência do sistema.

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca possíveis variações entre as CDLs. Faixa inferior à trajetória de baixa pode ser possível para consumidores com tarifas específicas de rede, conforme regulação estadual aplicável.

A formação de hubs irá promover a assinatura de contratos padronizados, negociados com base em um índice nacional. Este índice será construído ao longo do tempo com o aumento gradual do número de clientes que acessam o mercado.

Demanda industrial, comercial, residencial e de GNV

Conforme informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, estes segmentos são analisados principalmente com base nas informações recebidas das CDLs via INFOGÁS. Houve queda de cerca de 20% entre 2019 e 2020 na demanda nacional por gás natural dos segmentos industrial, comercial, residencial e de GNV devido à crise da Covid-19; esta queda é revertida em 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.