Programas sociais: “Não é gastar mais, é gastar melhor”

O secretário de política econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou que em entrevista que programas sociais do governo federal devem ser fortalecidos. Ou, na íntegra do que ele declarou, deve “robustecidos”. O auxílio emergencial será renovado? Veja abaixo.

A atitude deve ser realizada devido ao cenário que o Brasil enfrenta: aumento da pobreza e diante da pandemia da Covid-19. Por outro lado, o parlamentar afirmou que os programas sociais do governo federal devem ser feitos pensando na parte fiscal do orçamento. Ou seja, não se poderá gastar excessivamente.

“Não adianta você criar um programa social e degringolar o lado fiscal da economia. O que nós temos que fazer é gastar melhor. Não é gastar mais, é gastar melhor”, defendeu em entrevista à Rádio Jovem Pan .

A fala foi dada logo após questionamento sobre o aumento da pobreza no país. 

Entre os programas sociais o auxílio emergencial pode ser renovado?

auxílio emergencial será renovado
Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal.

A resposta é assim. Entre os programas sociais do governo federal renovar o auxílio emergencial é uma possibilidade. Após pressão, a gestão Bolsonaro colocou como possibilidade que isso aconteça.

Com isso, a alteração no Bolsa Família pode não acontecer agora, por enquanto o prazo anunciado foi agosto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta semana que a renovação ou não do auxílio emergencial depende da pandemia da Covid-19 e disposição de vacinas.

“Se Deus quiser, teremos dias melhores à frente e vamos celebrar também o fim dessa doença, mas o auxílio emergencial é uma arma que nós temos e pode, sim, ser renovado. Se, ao contrário do que esperamos, se a doença continuar fustigando, e as mortes continuam elevadas, a vacina, por alguma razão não está chegando, tem que renovar, vamos ter que renovar”, afirmou Guedes, ao participar nesta quinta-feira (27) do encontro Diálogos com a Indústria, realizado em um hotel de Brasília, pela Coalizão Indústria.

Programas sociais ineficientes, diz Sachsida

O secretário ainda afirmou que seria necessário reformular programas sociais do governo federal para lidar com o aumento da pobreza. “Nós temos uma série de programas extremamente ineficientes. Esses programas precisam ser redirecionados para robustecer um programa social muito mais eficiente e que enderece corretamente a nova realidade decorrente da pandemia que, teve esse choque negativo sobre a pobreza da população”, afirmou o secretário.

Porém, outras tentativas do governo Bolsonaro não saíram do papel como o Renda Brasil e o Renda Cidadã. Até agora o único que está no radar do governo é o Bolsa Família, gerido pelo ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.