Programa Novos Caminhos para educação é lançado pelo governo 

O governo federal lançou o programa “Novos Caminhos” com o objetivo de fortalecer a educação científica e tecnológica. A iniciativa envolve 14 projetos que abordam temas como expansão dos cursos e promoção da inovação. 

Durante o evento de lançamento foi anunciado também a criação de um anuário estatístico da educação profissional e tecnológica. 

A ação deverá organizar e disponibilizar dados para serem usados na construção e monitoramento de políticas públicas. 

Além disso, também foi apresentado um painel criado para fornecer informações sobre as bolsas-formação destinadas a jovens pelo Governo Federal, assim como sobre os cursos de formação inicial continuada e qualificação profissional. 

Mais projetos

Em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) foi criado o Monitor de Profissões, que busca relacionar informações sobre os cursos de educação profissional e tecnológica com a procura por força de trabalho em várias áreas. 

Ademais, o projeto IF+Empreendedor busca reunir alunos, professores e técnicos para ações de apoio ao empreendedorismo com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia para as pequenas empresas. 

Grupos de estudantes orientados realizarão consultoria para empresas com informações e propostas de inovações em vários tipos de negócios. 

Haverá também o oferecimento de oficinas sobre tecnologias 4.0, como big data, inteligência artificial e Internet das Coisas. 

O programa também contará com projetos já lançados. Um deles é a plataforma aprenda, como cursos remotos. O objetivo é oferecer até 60 cursos da rede de educação profissional e tecnológica. 

Outra iniciativa que já está em andamento é o Qualifica Mais, que possui linhas de fomento presentes no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Por fim, a linha Emprega foi criada por meio de diálogo com empresas que mostraram demandas por emprego e essas foram trabalhadas com cursos específicos para jovens. 

Para mais informações sobre as ações acesse o portal do MEC, clicando aqui.  As informações foram disponibilizadas pela Agência Brasil

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio de R$ 1.000 será liberado para estudantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.